Conheça as principais tarefas do setor de Departamento Pessoal

0

Departamento Pessoal e Recursos Humanos possuem responsabilidades distintas.

Por isso na matéria de hoje vamos explicar o que é Departamento Pessoal e quais são as principais tarefas executadas por este setor, continue conosco e fique por dentro do assunto. 

O departamento pessoal visa executar e analisar assuntos burocráticos que estão relacionados aos colaboradores. 

Já no Recursos Humanos ele atua mediante a capacidade e habilidade dos funcionários. 

Podemos observar que o DP trata-se do setor através do qual a empresa exerce funções relevantes para o funcionamento operacional das atividades. 

É fundamental conhecer a legislação brasileira trabalhista, isso para garantir seus direitos e obrigações. 

Planejamento 

Como já mencionamos acima as atividades executadas pelo Departamento Pessoal e pelo RH são semelhante porém têm funções distintas, por  isso é necessário que façam um planejamento em conjunto para otimizar a gestão da empresa sem que haja possíveis divergências. 

Legislação do trabalhador 

O DP deve acompanhar todas as eventuais modificações e também conhecer especificamente as  leis trabalhistas, em destaque aquelas que são regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho.

Isso tudo com o intuito de se manter atualizado e aplicar as normas corretamente. 

Vale ressaltar que o DP também pode atuar como representante legal e oficial em nome do empregador em casos perante a justiça do trabalho, independente se for movidas por funcionários atuais ou que já se desligaram da empresa há certo tempo. 

Registo contratual 

O processo de contratação de um empregado resulta em várias atividades, como: o registro da atividade na carteira de trabalho, além da confecção e liberação do crachá que será utilizado no relógio de ponto. 

O processo inicial de admissão é necessário que seja realizado pelo DP. 

Designed by @yanalya / Freepik
Designed by @yanalya / Freepik

Folha de pagamento 

O DP também é responsável em realizar os cálculos referentes a salários mensais e demais benefícios concedidos pela empresa, como plano de saúde, vale-alimentação e transporte. 

É importante manter o controle dessas atividades para evitar prejuízos ao empregador, quanto para garantir o pagamento correto. 

Férias 

Este é o período mais almejado pelo empregado e esta liberação das férias requer um planejamento, com o objetivo de atender às expectativas da empresa e do trabalhador. 

Controle de horários 

É comum que na maioria das empresas tenha pontos para que o funcionário cumpra rigorosamente todos os dias, no início e fim de expediente e cabe ao departamento pessoal averiguar a frequência de cada funcionário no trabalho. 

Demissão ou desligamento 

Quando o funcionário é desligado da empresa, cabe ao departamento pessoal organizar toda a papelada para concluir o processo, com a intenção de assegurar que as leis trabalhistas sejam cumpridas. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Laís Oliveira