Conheça as vantagens e desvantagens de criar uma startup

0

As startups podem ser consideradas como o reflexo das inovações tecnológicas. Afinal, elas acompanham a tecnologia e desenvolvem soluções para as necessidades digitais do momento.

Além disso, elas também oferecem produtos e serviços totalmente inovadores e atrativos, seja dentro ramo comercial, advocatício, de construção, industrial, entre outros.

Basicamente, uma startup é um modelo empresarial que soluciona necessidades reais e que possui um alto potencial de viralização.

Vamos pensar no ramo de rachador de lenha: uma diferença visível entre uma empresa tradicional e uma startup, é que o modelo padrão foca mais na lucratividade e estabilidade durante um longo período.

Já a startups, por sua vez, focam em ideias arriscadas e antecipam tendências tecnológicas. Ou seja, é um investimento em um negócio arriscado e que não possui concorrência, mas que também que pode gerar resultados imensos, casos viralize.

Mas, será que realmente vale a pena investir em uma startup, levando em consideração seus prós e contras? Pensando nisso, neste post iremos reunir as maiores vantagens e desvantagens de criar uma startup. Continue nos acompanhando para saber mais!

Vantagens de criar uma startup

Altas chances de viralização

Uma das vantagens mais visíveis – e motivo pelo qual muitos empreendedores investem – das startups é que, mesmo que seja um investimento mais arriscados, o foco sempre deve ser o alto índice de viralização do projeto.

E não pense que um empreendedor investe em uma startup por impulso ou incerteza: antes de ser criar o negócio, o gestor precisa passar por muitas fases de validação e ter uma base concreta de informações.

Por exemplo: uma equipe idealiza todas as inovações possíveis que estejam de acordo com um determinado ramo, como no de tratamento de efluentes.

Após isso, o grupo valida as ideias, desenvolvem e testam protótipos e investem um marketing feroz. Tudo isso para que as chances de falhas sejam diminuídas ao máximo!

Colleagues giving a fist bump

Flexibilidade

Outra vantagem da startup é que, provavelmente, os seus funcionários terão uma experiência muito enriquecedora.

Apesar do trabalho de uma startup exigir mais conhecimento dos profissionais, ela também é considerada um modelo muito flexível em questão de horários e atividades.

Desvantagens de criar uma startup

Riscos maiores do que um negócio tradicional

Obviamente, por ser um investimento arriscado, não é possível ter tanta certeza sobre o sucesso do negócio.

Enquanto as empresas tradicionais podem se apoiar em análises de tendências, comportamento do público-alvo, planejamento, gerenciamento, entre outros fatores para ter sucesso, uma startup começa seu plano com uma visão mais limitada, justamente por não ter referências ou informações o suficiente sobre a aceitação do público sobre o projeto.

Indefinições

Para os profissionais que almejam ter uma carreira definida e longa, uma startup claramente não é a melhor opção. Isso, pois ao criar uma startup, as chances de falência também são maiores.

Pensando nisso, se sua empresa deseja montar uma startup de conexões pneumáticas, por exemplo, saiba que a procura por funcionários que vão se interessar por encarar esse desafio também será maior.

Agora que você já conhece alguma das principais vantagens e desvantagens de criar uma startup, você se identificou por esse modelo? Acha que é um grande desafio ou prefere arriscar? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.