Conheça os principais Impostos Federais

Saiba quais são os principais Impostos Federais e evite problemas como multas e juros. Se Mantenha Informado!

Existem diversos Impostos no Brasil, eles podem ser federais, estaduais ou municipais. Pessoas físicas e jurídicas devem se manter informadas sobre quais são esses Impostos, para pagar corretamente todas suas obrigações.

O pagamento de Impostos está incluso no grupo de obrigações principais, não pagar algum Imposto que você esteja obrigado pode gerar  multas, juros e diversas outras punições, portanto, é importante se informar.

Acompanhe este artigo até o final e conheça os principais impostos federais do Brasil. 

Se mantenha informado!

Quais são os principais impostos federais?

Citamos acima a importância de conhecer os impostos federais, agora confira quais são os principais:

  • Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF):

O IRPF é o mais conhecido entre os Impostos Federais, ele incide sobre pessoas físicas, caso um contribuinte tenha gastos acima do limite pela Receita Federal, ele deverá realizar o pagamento do IRPF.

As alíquotas desse imposto são variáveis e se baseiam na faixa de renda da pessoa física, segundo a tabela do Imposto de Renda.

Anual os contribuintes devem declarar a sua renda para a Receita para que ela realize a verificação, após a verificação o contribuinte pode ter que pagar Imposto ou pode receber uma restituição.

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ):

Esse imposto é similar ao IRPF, porém, ele incide sobre as pessoas jurídicas de todo Brasil (as empresas). 

O IRPJ pode ser cobrado de forma anual ou trimestral e os valores podem variar, considerando o modelo tributário adotado pela empresa. Esse também é dos Impostos Federais mais conhecidos

  • Imposto sobre Importação (II):

O imposto sobre importação incide sobre mercadorias vindas do exterior, independentemente se ela é proveniente de compras realizadas pela internet ou em viagens.

Quem realiza o pagamento desse imposto é o importador e ele é calculado com base em taxas variáveis.

  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF):

O IOF é um dos Impostos Federais que passam por diversas alterações por parte do governo, então, o contribuinte deve sempre se atentar à legislação. 

Ele tem várias categorias de taxas que podem mudar conforme a operação financeira sobre a qual ele é aplicado.

  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI):

O IPI é mais um dos Impostos Federais, ele é cobrado sobre produtos industrializados quando eles saem da fábrica. 

As alíquotas do Imposto Sobre Produtos Industrializados variam conforme a categoria de produto. 

Por exemplo:

Itens essenciais, como alimentos, são tributados em menor grau em relação a alguns outros produtos de menor importância.

Os produtos que são danosos à saúde, como cigarros e bebidas, possuem uma alíquota maior, e existem produtos isentos desse imposto, como remédios.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.