Business - meeting in an office, lawyers or attorneys discussing a document or contract agreement

Se você perguntar para um CFO (Chief Financial Officer, ou Diretor Financeiro) como ele chegou nessa posição, com toda certeza ele vai falar sobre sua experiência profissional e cursos que fez ao longo da trajetória. Trilhar o caminho de controller a CFO exige muita dedicação. Dedicação esta que tem a ver, também, com buscar conhecimento.

Existem algumas maneiras para isso. Uma delas é por meio de graduação, especialização, MBA, mestrado e doutorado (temos algumas dicas de instituições de ensino de gestão). Outra é participando de grupos de LinkedIn ou até mesmo ouvir o que profissionais de controladoria e finanças têm a dizer. Todas são excelentes opções e uma não descarta a outra, mas existe uma alternativa que não deve ser deixada de lado. Estamos falando dos Livros de Contabilidade e dos Livros de Controladoria.

Sei que parece clichê, mas no mundo atual temos que correr atrás da máquina e cuidar para quem está atrás não nos atropelar. Por isso, atualizar-se constantemente é regra. Cada vez mais, o mercado exige profissionais de controladoria e contabilidade autodidatas, que estejam atualizados sobre as boas práticas da área.

Lista de livros de Contabilidade

É o contador quem organiza os registros financeiros, os balanços e os impostos, além de prestar assessoria e consultoria na gestão de empresas. Assim, na rotina de uma organização, o Analista Contábil realiza os registros contábeis, presta contas, gerencia questões contábeis e trabalhistas, faz a apuração de impostos, elabora os balancetes mensais e as demonstrações contábeis, mantém em dia os livros fiscais, entre outras atividades.

A lista de livros que o profissional pode se apoiar é grande. Para este artigo, deixaremos as sugestões daqueles que para nós estão entre os Melhores livros de contabilidade. Caso você tenha outra obra a sugerir, pode deixar ali nos comentários. Lembre-se que nossa intenção aqui é ajudar a todos da melhor maneira possível, ok?

Contabilidade Introdutória

Livros de ContabilidadeAutores: Alkindar de Toledo Ramos, Edilson Castilho, Eduardo Weber Filho, Eliseu Martins, Luiz Benatti, Ramom Domingues JR, Sérgio de Iudícibus e Stephen Charles Kanitz
Editora: Atlas

Sugestão para quem está iniciando na área, o livro foi escrito por professores da FEA/USP. A obra traz noções mais básicas de Contabilidade em uma linguagem fácil de entender. Dentre os tópicos abordados estão:

  • Campo de atuação da contabilidade;
  • Procedimentos contábeis básicos;
  • Variações do Patrimônio Líquido, Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado;
  • Problemas contábeis;
  • etc.

A obra “Contabilidade Introdutória” é utilizada pela maioria das instituições de ensino do país para preparar os novos contadores, e suas informações sobre leis e normas estão sempre atualizadas. Aliás, não só para quem está dando os primeiros passos na área, o livro também é super indicado para ser aquela leitura de cabeceira de profissionais que querem renovar seus conhecimentos.

Contabilidade Gerencial

Autor: Clovis Luiz Padoveze
Editora: Atlas

Impossível ter uma lista com os melhores livros de contabilidade sem citarmos algumas obras de Clovis Luiz Padoveze. De acordo com as informações na descrição do próprio livro, seu objetivo é o de apresentar os fundamentos teóricos da Contabilidade Gerencial aplicados tanto para fins educacionais quanto para a prática empresarial.

A Contabilidade Gerencial depende de conhecimentos como economia, administração e finanças, por exemplo, e Padoveze busca guiar os leitores nesse universo.

Contabilidade Gerencial nas empresas

Autor: George Anthony Necyk
Editora: Quartier Latin

Uma outra opção para interessados em Contabilidade Gerencial é esse livro de George Anthony Necyk. De acordo com ele, empresas vivenciam diferentes momentos e ciclos que acabam por impactar no planejamento fiscal e gestão contábil. O livro se diferencia por trazer uma abordagem mais prática.

Contabilidade Empresarial

Autor: José Carlos Marion
Editora: Atlas

Entre os livros de contabilidade presentes na grade curricular das instituições, a obra de José Carlos Marion também costuma ser citada. “Contabilidade Empresarial” enfatiza a compreensão dos demonstrativos e dados contábeis, sendo indicado também a profissionais de outras áreas.

Contabilidade Tributária

Autor: Láudio Camargo Fabretti
Editora: Atlas

Contadores, economistas, advogados e administradores que se dedicam à área tributária ou contábil têm este como um dos livros de contabilidade mais indicados (não é a toa que está em sua 16 edição). A obra propõe-se a expor didaticamente as noções fundamentais de Contabilidade e de legislação tributária, bem como sua aplicação na atividade empresarial.

Contabilidade de Custos

Autor: Eliseu Martins
Editora: Atlas

Assim como os livros de Padoveze figuram em qualquer lista das melhores obras de contabilidade, Eliseu Martins não pode ficar de fora. No livro Contabilidade de Custos o foco é sobre a Contabilidade de Custos utilizada para as funções de planejamento e controle. Em sua décima edição, o livro traz uma adaptação de seu texto às disposições dos Pronunciamentos Técnicos CPC, especialmente do CPC 16, que trata da valoração de estoques, e das Leis nºs 11.638 e 11.941.

melhores livros de contabilidadeContabilidade de Custos – Teoria e Questões Resolvidas

Autor: Ed Luiz Ferrari
Editora: Impetus

Também consagrado na área de contabilidade, Ferrari tem nesta obra uma das mais completas sobre Contabilidade de Custos. Dividido em 10 capítulos, o livro traz teorias, exercícios de fixação, questões resolvidas e esquemas teóricos que auxiliam na compreensão.

Recomendamos este livro tanto para quem busca um conhecimento mais objetivo da Contabilidade de Custos e Gerencial, como também para quem está buscando aprovação em concursos públicos.

Análise das Demonstrações Contábeis

Autor: Ed Luiz Ferrari
Editora: Impetus

Mais um livro de Ferrari, “Análise das Demonstrações Contábeis” é para ser utilizado por todos que buscam abordagem teórica com exemplos práticos de análise das demonstrações contábeis, das inovações trazidas pelos Pronunciamentos Técnicos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), tais como:

  • Divisão da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) em Operações Continuadas e Operações Descontinuadas;
  • Apresentação das Demonstrações Contábeis;
  • Novo conceito de Receita;
  • Demonstrações Contábeis Intermediárias;
  • Etc.

Ao final de cada capítulo são apresentados exercícios com gabarito e solução comentada.

Análise Avançada das Demonstrações Contábeis: Uma Abordagem Crítica

Autores: Elizeu Martins, Josedilton Alves Diniz e Gilberto José Miranda
Editora: Atlas

Esta obra tem como objetivo mostrar a real potencialidade de cada indicador de desempenho econômico e financeiro, além de evidenciar suas limitações à luz de diversos fatores. De acordo com sua descrição, este livro de contabilidade é indicado para disciplina de Análise de Demonstrações Contábeis dos cursos de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado e doutorado) em Contabilidade, bem como para profissionais especialistas da área de análise avançada de balanços.

Manual de Contabilidade Internacional

Autores: Gideon Carvalho Benedicto e Clóvis Luís Padoveze
Editora: Cengage Learning

O manual tem como objetivo apresentar, tanto na teoria quanto na prática, as práticas contábeis brasileiras e internacionais, especialmente as norte-americanas, relacionadas com a elaboração e apresentação de demonstrações contábeis.

Lista de livros de Controladoria

O controller é aquele profissional responsável pela gestão financeira e gestão orçamentária da empresa. Em muitos casos reporta-se diretamente ao CFO, mas isso varia de empresa para empresa, de acordo com o porte da organização.

Dentre as tarefas de um profissional de controladoria estão a de extrair e consolidar informações relacionadas ao orçamento de todas as áreas da empresa, gerando relatórios para auxiliar as tomadas de decisão dos gestores e da diretoria da organização.

Assim como nos Livros de Contabilidade, a lista de livros de Controladoria que o profissional pode se apoiar é grande. Para este artigo, deixaremos as sugestões daqueles que para nós estão entre os Melhores livros de controladoria. Caso você tenha outra obra a sugerir, pode deixar ali nos comentários. Não esqueça: nossa intenção aqui é ajudar a todos da melhor maneira possível!

Manual de Controladoria

Autores: Paulo Schmidt, José Luiz dos Santos e Marco Antônio dos Santos Martins
Editora: Atlas

Livros de ControladoriaUma obra que com certeza deve estar presente na lista de livros de Controladoria de qualquer profissional da área, este manual apresenta uma síntese dos principais temas relacionados ao setor, tais como:

  • Origem e o papel da Controladoria;
  • Entendimento sistêmico de uma empresa;
  • Missão e modelos de gestão;
  • Criação de valor;
  • Sistemas de gestão;
  • Papel da controladoria no planejamento;
  • Função de controle;
  • Gestão de custos (sistemas de custeios tradicionais, sistemas de custeio por atividades ABC e TDABC);
  • Análise de desempenho (EVA; BSC; CI; TIM; Medição de Desempenho Hromec; Melhoria da Performance de Sink e Tuttle);
  • TQM (Gestão da Qualidade Total);
  • Orçamento empresarial, orçamento base zero e orçamento matricial;
  • Etc.

Recomendamos o manual como livro de cabeceira de todos os controllers.

Controladoria Básica

Autor: Clovis Luis Padoveze
Editora: Cengage Learning

Se o Doutor em Controladoria e Contabilidade apareceu na lista de livros de contabilidade, logicamente ele não pode ficar de fora da relação dos melhores livros de controladoria. Nesta obra, Clóvis Luis Padoveze enfoca os principais conceitos, objetivos, e a estrutura da área de Controladoria, bem como os aspectos principais da Controladoria no planejamento e na execução, abrangendo controle e avaliação de desempenho.

Temas considerados clássicos em Controladoria e Contabilidade Gerencial (como sistemas de informação, custos, orçamento, análise financeira, contabilidade setorial), bem como aqueles mais avançados (como Balanced Scorecard, introdução ao gerenciamento do risco, modelos de decisão para os eventos econômicos e gestão operacional) são abordados na obra. Todos os capítulos trazem questões e exercícios para prática.

Controladoria contábil, financeira e tributária na pequena empresa

Autor: Rubens Manzatti
Editora: Trevisan

O livro apresenta um plano de gestão eficaz para as empresas de pequeno porte, incluindo execução de um plano mensal de controle de estoque e caixa.

Controladoria Estratégica

Autores: Carlos Alberto dos Santos, José Hernandez Perez Junior e Luís Martins de Oliveira
Editora: Atlas

 

A obra propõe-se a apresentar os temas mais atuais da Controladoria Estratégica e das funções do controller no ambiente corporativo de empresas de classe mundial. São apresentados temas como:

  • Conceitos e funções da controladoria e do controller;
  • Planejamento estratégico;
  • Gestão estratégica da logística e da cadeia de valores;
  • Controles internos;
  • Orçamentos;
  • Gestão estratégica das informações;
  • Planejamento tributário;
  • Balanced Scorecard;
  • EVA e MVA.

Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria: Enterprise Risk Management (Erm)

Autores: Clóvis Luís Padoveze e Ricardo Galinari Bertolucci
Editora: Atlas

Entre os temas mais importantes quando o assunto é gestão empresarial está o gerenciamento do risco corporativo. Exatamente por isso é que existe uma vasta lista de livros sobre o assunto, mas esta obra é conhecida por ser referência para docentes, discentes e profissionais das áreas de planejamento estratégico, controladoria e finanças.

A obra está dividida em duas partes. Na primeira, Padoveze e Bertolucci expõem conceitos de estratégia e controladoria, com ênfase para o desenvolvimento dos subsistemas da Controladoria Estratégica. Na segunda parte são apresentados o conceito e classificação de riscos financeiro e corporativo, bem como modelos e estruturação do Sistema de Informação de Gerenciamento do Risco Corporativo.

Controladoria Estratégica e Operacional

Autor: Clovis Luis Padoveze
Editora: Cengage Learning

Entre os livros de Padoveze, este também merece destaque. Com uma visão abrangente e estruturada da atividade de Controladoria, a obra foca no processo de criação de valor por meio da correta mensuração dos resultados da empresa e das atividades de negócio.

“Controladoria Estratégica e Operacional” vai desde temas considerados clássicos em Controladoria, até os mais avançados, como:

  • Balanced Scorecard;
  • Análise de geração de lucros
  • Introdução ao gerenciamento do risco;
  • Política de redução de custos;
  • Modelos de decisão para o planejamento operacional e execução dos eventos econômicos.

Orçamento Empresarial – Novos conceitos e técnicas

Autor: Clovis Luis Padoveze e Fernando Taranto
Editora: Pearson

Livros de PadovezeSempre falamos aqui da importância do orçamento empresarial. Exatamente por isso é que em uma relação com os melhores livros de controladoria não poderíamos deixar de fora algo que falasse sobre o ato de planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos.

Nesta obra, Padoveze e Taranto apresentam o ciclo completo desse processo, iniciando com a formulação da estratégia empresarial e aplicando as mais recentes ferramentas para a otimização dos resultados econômicos.

O livro é indicado para graduandos em ciências contábeis, administração e economia e estudantes de cursos de especialização que incluam planejamento financeiro, bem como para servir de guia para profissionais envolvidos com contabilidade geral, orçamento, gestão de finanças e análise de investimentos.

Orçamento Empresarial – Planejamento e Controle Gerencial

Autor: Fábio Frezatti
Editora: Atlas

Já que falamos do livro sobre Orçamento Empresarial escrito por Padoveze, temos que fazer jus a esta obra de Frezatti.

O objetivo do autor é tratar o planejamento empresarial de maneira integrada ao orçamento, discutindo conceitos e propondo modelagem estrutural. Aliás, nós da Treasy falamos sobre a questão de alinhamento entre orçamento e plano estratégico no artigo Orçamento Empresarial aliado ao Planejamento Estratégico: duas ferramentas essenciais!

Planejamento Orçamentário

Autor: Clovis Luis Padoveze
Editora: Pearson

Padoveze, claro, não poderia deixar de ter uma obra dedicada ao planejamento orçamentário. Este livro apresenta, detalhadamente e de forma bem completa, como se dá o processo de gestão orçamentária a partir do planejamento estratégico e do objetivo financeiro de criação de valor. O autor explora desde os fundamentos, passa por cada peça orçamentária de forma analítica e vai até a finalização do plano orçamentário, com os conceitos de projeções das demonstrações financeiras e de sua análise, bem como os de controle orçamentário.

Padoveze apresenta dois exemplos de simulação aplicada ao processo de orçamento. Os leitores terão ainda acesso a planilhas eletrônicas, com fórmulas integradas que permitem a utilização do conceito de simulação.

Redação Jornal Contábil Via Treasy

Comente

Comentários

Deixe uma resposta