A Revolução Industrial foi o grande marco para o desenvolvimento industrial no Brasil e no Mundo.

Nos dias de hoje, a maior parte do que consumimos e usamos são irunda dessas empresas do segmento industrial.

Seja produtos de decoração, cosméticos, eletrodomésticos, desumidificador de ar, dentre qualquer outro, a maioria dos produtos passam pelas indústrias para chegar com qualidade e atender às nossas necessidades do dia a dia.

Até mesmo para as empresas, as indústrias também são extremamente importantes. Afinal de contas, são elas que fornecem matérias-primas, máquinas e equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades das mesmas.

Ou seja, até aqui, percebemos que as indústrias são essenciais. Mas você já parou para pensar sobre quais são os principais tipos de indústrias aqui no Brasil?

Se você ainda não sabe ou quer se aprofundar nesse assunto, nós elaboramos este post exclusivamente para explicar sobre todos os detalhes. Continue nos acompanhando neste conteúdo! Vamos lá?

1. Indústria de bens de produção (base)

A indústria de bens de produção se tratam basicamente de todas as empresas industriais que se dedicam à produção de matérias-primas e recursos, que posteriormente são utilizadas por outra empresa ou indústria.

Ao fim desse ciclo, essas matérias-primas se transformam no produto final, que por sua vez, é entregue ao consumidor final.

Normalmente, a maioria dos produtos passam pela indústria de bens de produção, uma vez que todos precisam de matérias-primas, como no caso de molas de compressão, e por aí vai.

2. Indústria de bens de capital

O segundo tipo de indústria no Brasil é a indústria de bens de capital. Ela auxilia outras fábricas e empresas a cumprirem o seu papel por meio da produção de máquinas e equipamentos.

Nesta área, é possível achar uma grande complexidade, uma vez que a maioria das indústrias necessitam de máquinas e equipamentos para fabricar seus produtos, como placas de segurança, por exemplo, e até mesmo realizar serviços.

3. Indústria de bens de consumo

O terceiro tipo de indústria no Brasil é classificada como bens de consumo. Neste caso, são essas indústrias que transformam as matérias-primas e recursos em um produto final, oferecido ao consumidor.

Dentre esses produtos finais estão bebidas, alimentos, tecnologias, produtos têxteis, entre uma infinidade de categorias. Tudo isso para que o consumidor final tenha um leque ainda maior de opções e possibilidades para solucionar as suas determinadas necessidades.

Outros tipos de indústria no Brasil

Além dessas indústrias que acabamos de mencionar, há outras modalidades industriais que podem se diversificar com base no setor de atividade ou até mesmo no de produção. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Indústria extrativa
  • Indústria de transformação;
  • Indústria energética;
  • Indústria alimentícia;
  • Indústria de Construção Civil;
  • Indústria informacional, dentre muitas outras.

Agora que você já conhece sobre quais são os principais tipos de indústria no Brasil, o que está esperando para fazer parte de algum desses segmentos e ter sucesso nesse universo corporativo? Gostou do nosso post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.