Conheça os sinais que indicam que sua empresa precisa de um contador!

À medida que uma empresa cresce e se desenvolve, ela apresenta alguns sinais que indicam a necessidade de um contador. Falta de controle e pagamentos indevidos são apenas alguns dos sintomas que demonstram a falta desse profissional.

contabilidade é um serviço vital para uma empresa, para cumprir com obrigações e, principalmente, para fornecer informações precisas e detalhadas sobre a situação patrimonial, financeira e fiscal de um negócio.

Por isso, resolvemos criar este artigo. Nele, mostraremos alguns sinais de que a sua empresa precisa de um contador. Acompanhe!

Não estar familiarizado com a contabilidade

Um dos principais e mais claros sinais que indicam a necessidade de um contador é o fato de o empresário não estar familiarizado com as questões contábeis de sua empresa. Isso, é claro, não é nenhum demérito deles, afinal, esse é o tipo de conhecimento que somente os profissionais dessa área têm.

Portanto, para que a contabilidade da sua empresa não seja algo obscuro e sem utilidade alguma, é necessário que você possa contar com um contador que, efetivamente, faça todo o trabalho e apresente os resultados periodicamente.

Necessidade de enfrentar auditorias e fiscalizações constantes

Outro sinal claro de que uma empresa precisa de uma contabilidade é o fato de ter que enfrentar auditorias e fiscalizações constantes. Isso ocorre, principalmente, por não haver um serviço contábil regular e de qualidade.

Assim, sua empresa é constantemente colocada em evidência pelos órgãos tributantes, que, geralmente, conseguem encontrar inúmeras falhas decorrentes da falta de um bom profissional contábil na empresa.

Pagamento de tributos exagerados

pagamento de tributos é apenas uma das últimas etapas do processo, antes dele, existe um vasto e complexo procedimento para que se chegue até os valores que a sua empresa deverá recolher.

Portanto, quando um negócio não pode contar com o apoio de um contador, esse tipo de procedimento fica muito fragilizado e, certamente, cheio de possíveis erros que podem gerar mais problemas com os órgãos tributantes.

Além do pagamento, a contabilidade também efetua a declaração desse tipo de recolhimento. Por meio das suas declarações e demonstrativos, chamados também de obrigações acessórias, um contador envia uma série de informações ao fisco, que comprovam a regularidade tributária do negócio.

Recebi notificação dizendo que serei excluído do Simples Nacional, e agora?

Falta de informações precisas e detalhadas

Por fim, um dos sinais que indicam a necessidade de um contador e, um dos principais motivos do fracasso de uma empresa, é a falta de informações sobre o seu negócio. Isso poderia ser vendido aos empresários a peso de ouro.

Afinal, quem não gostaria de saber, exatamente, o porquê de o seu negócio não dar resultado ou os motivos de uma boa lucratividade em um período, podendo maximizar pontos positivos e reduzir gargalos e erros?

Portanto, o contador é o profissional mais indicado para fornecer esses dados e informações que servirão para que o gestor, em conjunto com a sua equipe, possa tomar decisões gerenciais importantes que impactarão diretamente nos resultados da empresa.

Além disso, é importante mencionar que, além de conhecer os sinais que indicam a necessidade de um contador, você precisa contar com a colaboração de um profissional, que tenha a sua confiança e que seja qualificado para prestar serviços para a sua empresa.

Por Eduardo Nascimento – Contador e consultor de empresas nas áreas de implementação, revisão e planejamento contábil/tributário. Possui MBA em Gestão Tributária e fundador do Meu Amigo Contador.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.