Conheça suas principais vantagens de se abrir uma Eireli

0

Pode não parecer, mas a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), promove diversas vantagens.

A começar pela integração de um único proprietário, perante o investimento de um capital social de 100 vezes o salário mínimo vigente (R$ 1.045,00) no Brasil. Apesar de existirem particularidades, elas podem ser benéficas para os empreendedores. 

Benefícios da EIRELI

Qualquer pessoa pode abrir uma Eireli desde que esteja apto a investir o capital social solicitado como ponto de partida. Os benefícios podem ser observados através:

Permite a abertura de uma empresa de qualquer nicho profissional

Os segmentos incluem o comércio, setor de serviços, pequenas indústrias e até algumas categorias de profissionais liberais como jornalistas, psicólogos, médicos, dentistas entre outros.

A Eireli também tramita entre os três principais regimes tributários, o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. A escolha irá depender de qual é a atividade exercida pelo empreendimento.

Não há a necessidade de ter sócio

Este pode ser um dos principais pontos debatidos. Isso porque, no momento de abertura do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), não há a necessidade de incluir outra pessoa na gestão da empresa, e caracterizá-la mediante uma sociedade.

Esta é uma alternativa para os empresários individuais e autônomos exerçam as atividades legalmente.

Além disso, diferente do Microempreendedor Individual (MEI), há a possibilidade de contratar quantos colaboradores forem necessários. 

Não há receita bruta anual 

Basicamente todas as modalidades empresariais impõem um limite de faturamento anual. Entretanto, a Eireli é uma exceção, podendo faturar o quanto quiser e puder em cada ano.

Esta opção de empresa também permitiu que o Governo Federal reduzisse expressivamente o índice de trabalho informal através dos trabalhadores autônomos no país. 

Distinção entre o patrimônio pessoal e o empresarial 

Na Eireli, possíveis dívidas pessoais não afetam o andamento dos negócios, uma vez que não há a possibilidade de comprometer o patrimônio profissional caso surjam físicas atribuídas à pessoa física e vice-versa. 

Demais empresas também podem se oficializar perante a EIRELI

A Eireli não se direciona somente a uma empresa em processo de abertura, mas também àquelas que desejam migrar de tipo societário visando concentrar as responsabilidades somente em uma pessoa, o titular do empreendimento.

Deste modo, não é necessário que a empresa dê baixa no CNPJ se um dos sócios desejar continuar auxiliando as atividades, basta enquadrá-la como Eireli. 

É importante informar que, o empresário da Eireli não pode compôr o quadro societário de nenhuma outra empresa, ficando restrito somente à um empreendimento.

No entanto, se não há a intenção de atuar em nenhum outro projeto, basta aproveitar as vantagens da Eireli. 

Por Laura Alvarenga