Conselheiros da nova gestão do CFC já foram empossados

A cerimônia foi realizada na sede do Conselho, em Brasília (DF)

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou a cerimônia de posse dos 2/3 dos conselheiros que vão renovar o Plenário da autarquia. O grupo, eleito em 4 de novembro de 2021, foi empossado na manhã de quarta-feira (5) na 71ª Plenária Extraordinária do CFC. O mandato dos novos conselheiros será finalizado em 31 de dezembro de 2025. Na ocasião, foi eleito ainda o novo Conselho Diretor (gestão 2022-2023), assim como os representantes de cada uma das Câmaras Técnicas do CFC.

A cerimônia foi realizada na sede do Conselho, em Brasília (DF), e presidida pela conselheira contadora efetiva, com registro mais antigo do terço remanescente do Plenário do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos.

O primeiro ato da solenidade foi a cerimônia de posse dos novos conselheiros da autarquia. Nesse momento, cada um dos eleitos assinou o Livro de Posse, assumindo assim os seus mandatos. Concluída essa etapa, o grupo, formado por representantes de todas as regiões brasileiras, realizou o Juramento de Posse.  

Dando continuidade, ocorreu a eleição do novo Conselho Diretor do CFC.  Em seguida, o novo presidente e os vice-presidentes também realizaram a assinatura do Livro de Posse. Na ocasião, o contador sergipano Aécio Prado Dantas Júnior foi eleito o novo presidente do CFC.

Veja a seguir quem são os novos membros do Conselho Diretor para a gestão 2022-2023:

Presidente – contador Aécio Prado Dantas Júnior

Vice-presidente de Política Institucional – contador Manoel Carlos de Oliveira Júnior

Vice-presidente de Registro – contador Carlos Henrique do Nascimento

Vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina – contadora Sandra Maria de Carvalho Campos

Vice-presidente de Controle Interno – contadora Vitória Maria da Silva

Vice-presidente Técnica – contadora Ana Tércia Lopes Rodrigues

Vice-presidente Administrativo – contador Carlos Rubens de Oliveira

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional – contador José Donizete Valentina

Vice-presidente de Desenvolvimento Operacional – contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho

Concluído o processo de eleição do novo Conselho Diretor, a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sandra Campos, falou sobre a segurança que tem no trabalho do presidente eleito. “Como contadora, eu tenho confiança e certeza de que a classe contábil, o curso da nossa profissão, o nosso objetivo de defender a sociedade e a profissão contábil, os nossos rumos continuarão em ótimas mãos. Você é um profissional, uma pessoa admirável, de muitas qualidades. Eu tenho certeza de que toda a sua competência, sensibilidade e inteligência você colocará irrestritamente no desempenho dessa sua missão”, destacou.

O novo presidente parabenizou os novos conselheiros do CFC e os membros do Conselho Diretor eleito. Em seguida, agradeceu àqueles que contribuíram para que ele chegasse à liderança do órgão máximo da classe contábil brasileira, entre eles familiares, amigos, colegas de profissão, parceiros dos órgãos de classe, colaboradores do CFC, conselheiros e integrantes da diretoria.

Aécio Dantas ainda agradeceu o ex-presidente do CFC Zulmir Breda pela amizade e pelos ensinamentos e destacou algumas das qualidades de seu antecessor. “Receber uma gestão do Zulmir é algo muito tranquilo porque todos os que aqui convivem com ele sabem o quanto esta Casa foi – nos últimos anos, não apenas pelo presente Zulmir, mas por todos os outros presidentes que passaram por aqui –, administrada com tanta austeridade e seriedade. Para mim, o Zulmir será sempre um exemplo de lealdade, de ética, de comprometimento, de conhecimento e eu não canso de repetir que, dificilmente, a gente encontra alguém no sistema que tenha conhecimento como o nosso presidente Zulmir. Ele vai ser sempre um exemplo e um espelho para mim”, afirmou.

O presidente Aécio Dantas também destacou o legado dos demais ex-presidentes do CFC, enfatizando as gestões do contador José Martonio Alves Coelho (2014-2015 e 2016-2017) e da contadora Maria Clara Cavalcanti Bugarim (2006-2007 e 2008-2009).

O amor por sua terra natal também esteve presente no discurso de Dantas, que ressaltou a satisfação de representar seu estado em nível nacional. “Sergipe tem um presidente do CFC, um orgulho que nem cabe em mim”, disse.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.