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Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo pede melhorias no ensino de Ciências Contábeis

Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo pede melhorias no ensino de Ciências Contábeis

01/12/2015 às 19h45
Por: jornalcontabil
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Foto: Reprodução
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Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho está preocupado com a formação de novos profissionais e faz apelo a professores e instituições acadêmicas Em encontro com profissionais da área acadêmica realizado no dia 28 de novembro de 2015, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Donizete Valentina, fez apelo aos professores e dirigentes de instituições de ensino pedindo melhorias nos cursos de Ciências Contábeis. “Atualmente estamos vivendo dias difíceis no Brasil devido à má gestão dos seus recursos e carência de novos líderes que nos guiem para uma era de desenvolvimento e sustentabilidade. Por isso precisamos repensar a educação em nosso país”, disse. Segundo Donizete, o mercado vive hoje uma grande dificuldade na contratação de mão obra qualificada. “A informação nunca esteve tão disponível e acessível e, mesmo assim, vemos pouco desenvolvimento na área da pesquisa e desenvolvimento, que nos permita produzir bens e serviços de alto valor agregado, que possamos exportar para todo o planeta, e não ser apenas o principal consumidor desses itens produzidos por empresas estrangeiras”, afirmou. A pergunta que fica é: por que não estamos conseguindo formar esses novos líderes, que sejam também profissionais criativos, críticos, inovadores, empreendedores e comprometidos com a cidadania, com o bem-estar social e com um desenvolvimento sustentável? “Nossa única certeza é que a solução está na educação, mas ainda é preciso superar alguns entraves.” Para Donizete, o país não poderá atingir a qualidade almejada no âmbito acadêmico enquanto houver gestores de instituições de ensino mais comprometidos com o capital e o lucro do que com a educação; professores mal remunerados e pouco preparados para as disciplinas que ministram; ótimos coordenadores, mas sem autonomia e condições para implantar novos projetos; metodologias e programas de ensino que pouco contribuem para a formação do aluno para a vida e o mercado; falta de pesquisas para saber quais são as melhores metodologias a serem utilizadas e também como fazer para aplicá-las; produção acadêmica (TCCs, dissertações e teses) que se resumem na maior parte a citações de autores e bibliografias, em um copia-e-cola que não agrega quase nada de pesquisa e inovação; educadores especialistas, mestres, doutores ou pós-doutorados que ostentam maravilhosos currículos, mas que muito pouco contribuem para a educação dos seus alunos. Reconhecendo a existência de algumas ilhas de excelência, Donizete afirma que elas estão cercadas por um mar de comodismo e dificuldades: “Não teremos chance de formar essa nova geração se não tivermos uma educação baseada em metodologias ativas e inovadoras, se não entendermos que o mundo mudou e que as formas de relacionamento e de percepção e transmissão do conhecimento também mudaram, que o jovem quer uma educação rápida, prática e conectada. Por isso, precisamos ouvi-los e aprender com eles antes de fazer qualquer tipo de juízo”. Para Donizete, o curso de Ciências Contábeis pode ser o instrumento de transformação dessa nova geração, formando profissionais que sejam grandes líderes, excelentes gestores, grandes pesquisadores e fantásticos empreendedores. “Em nossas instituições de ensino, temos que lembrar que as pessoas que serão os gestores para conduzir o país para seu grandioso futuro estão sentadas nas carteiras bem à nossa frente e compete a nós, profissionais da educação, sermos capazes de gerar condições para que esses seres humanos incríveis e maravilhosos alcancem esse objetivo”, afirmou, lembrando que “a educação é a profissão mais importante que existe e que o professor é o grande agente de transformação”. [useful_banner_manager banners=21 count=1]
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