A consultoria é a uma atividade profissional que serve para diagnosticar e formular  soluções sobre algum tema específico e esta atividade já se tornou uma carreira para muitos profissionais, inclusive no setor jurídico.

Para falar sobre este tema, convidamos a Professora Karine Herani da Defensoria do Brasil para nos contar sobre este tipo de atuação profissional que só cresce e tem gerado muitas oportunidades para os profissionais que atuam com direito.

Confira a entrevista com a Especialista e analise as oportunidades profissionais que estão ao seu redor com um olhar mais apurado sobre a consultoria jurídica.

Como é o dia a dia de consultor jurídico?

A carreira jurídica é extremamente dinâmica, envolve conhecimento de diversas áreas do próprio campo jurídico e também com as demais áreas que as situações que o cliente traz;  exige proatividade e sem dúvida um elevado padrão de comprometimento profissional com a ética para atuar de forma eficiente no mercado, devendo ver a frente dos problemas e decisões.

Como é a rotina de um advogado que também é um consultor?

A rotina de um advogado é sempre muita agitada com muitos compromissos e há sempre que reservar tempo para o estudo dos casos, para desenvolver as estratégias de andamento dos processos, como também para as audiências e reuniões.

Qual a vantagem de ser um consultor jurídico?

A maior vantagem em ser um consultor jurídico é a autonomia profissional, também a posição permite o trabalho eficiente em equipe, além disso, a grande amplitude de áreas de especialização que a área jurídica possui possibilita uma carreira  dinâmica.

A consultoria está em alta? E como são as perspectivas de futuro?

Muito se fala de como as carreiras serão afetadas pelas novas tecnologias, e as carreiras que envolvem menos relacionamento pessoal serão mais afetadas, mas a carreira do consultor jurídico está no grupo de profissões que deverão ser menos afetadas, logo, as perspectivas para o futuro são muito positivas.

Quais dicas você daria para quem quer ser um consultor jurídico?

Se eu pudesse dar um conselho, seria: estude diferentes assuntos, não se limite a somente uma área, busque absorver o máximo de conteúdo, seja diretamente relacionado ou não com a área Jurídica, porque o conhecimento acumulado será uma  ferramenta essencial para o crescimento na carreira. 

Por Professora Karine Herani, Defensoria do Brasil