22°C 27°C
São Paulo, SP

Consumidores apostam em novas tecnologias para comprar

Consumidores apostam em novas tecnologias para comprar

23/09/2020 às 11h54 Atualizada em 23/09/2020 às 14h54
Por: Esther Vasconcelos
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um de cada cinco consumidores brasileiros aponta o código QR como uma das suas três formas preferidas de pagamento na hora de fazer compras online. 

Continua após a publicidade

O dado integra a segunda parte de uma pesquisa feita pelo Capterra sobre o comportamento dos compradores após o início da crise do coronavírus que ouviu 1.002 entrevistados de todas as regiões do Brasil entre os dias 14 e 21 de julho.

O aumento do uso desta forma de pagamento acontece no momento em que o governo se prepara para o lançamento do PIX, projeto que vai unificar as transações com Código QR e promete popularizar ainda mais a modalidade.

A aposta por novos meios de pagamento veio acompanhada de um forte crescimento das compras recorrentes pela internet devido à pandemia.

Segundo o estudo, dobrou o número de consumidores que afirmam fazer de 6 a 10 compras online por mês na comparação do período pré-crise com o atual, de 9% a 19%, respectivamente.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a quantidade daqueles que afirmam fazer somente de uma a duas compras por mês teve queda de 37%.

As formas de pagamento preferidas dos consumidores online são o PayPal e o cartão de crédito à vista, usadas por 43% dos entrevistados e seguidas pelo cartão de crédito parcelado (41%), cartão de débito (32%) e boleto bancário (23%).

Consumidor aposta por novas tecnologias para comprar

Além de diversificar os métodos de pagamento, os consumidores estão cada vez mais apostando por novas plataformas.

Quase quatro de cada dez consumidores (38%), por exemplo, afirmam já ter feito compras por sistemas de chat, como o WhatsApp.

Continua após a publicidade

E as redes sociais também ganham protagonismo: 33% dos entrevistados afirma já ter comprado pelo menos uma vez diretamente nas redes sociais, como o Instagram.

“O brasileiro está entre os líderes mundiais em adoção de redes sociais e do WhatsApp. Com essas plataformas se transformando em verdadeiros marketplaces, o consumidor pode buscar produtos e fechar a compra na própria plataforma”, comenta Lucca Rossi, analista responsável pela pesquisa.

Além de analisar as formas de pagamento e as plataformas mais utilizadas pelos consumidores, o estudo do Capterra também perguntou aos entrevistados sobre seus hábitos de segurança nas compras online e se debruçou sobre suas preferências de compra durante esse período de excepcionalidade.    

Nos últimos meses, o Capterra tem investigado as mudanças tecnológicas no setor financeiro brasileiro, tanto na área empresarial, com o aumento da adoção de fintechs entre as pequenas e médias empresas, como na de consumo, com o crescimento do uso do celular para pagamentos em lojas físicas após a pandemia do coronavírus.

Por Capterra 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
23°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 27°

24° Sensação
1.54km/h Vento
90% Umidade
80% (6.63mm) Chance de chuva
06h09 Nascer do sol
06h18 Pôr do sol
Qua 30° 20°
Qui 32° 21°
Sex 21° 17°
Sáb 18° 17°
Dom 23° 18°
Atualizado às 05h07
Economia
Dólar
R$ 5,03 +0,02%
Euro
R$ 5,47 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,05%
Bitcoin
R$ 338,584,69 -6,08%
Ibovespa
126,954,18 pts 0.17%