Contabilidade 5.0: O que é e quais são as vantagens?

A transformação digital deixou a contabilidade muito mais inovadora

contabilidade 5.0 é um produto da transformação digital que vem acontecendo há décadas em todo mundo – e possui grandes vantagens para a sua empresa. É um modelo de contabilidade baseado na tecnologia, estratégia e alta performance, que agrega valor a negócios com visão de futuro e que priorizam a inovação. Para empresas que querem se destacar em um mercado tão competitivo, optar pela contabilidade 5.0 é um diferencial. A seguir, saiba por quê!

O que é a contabilidade 5.0?

A tecnologia, a globalização e o avanço dos meios de comunicação e da internet permitiram uma grande quebra de paradigma na contabilidade, assim como nos modelos de gestão e estruturação de empresas.

A chamada transformação digital está em franco avanço há décadas e isso trouxe muitas vantagens para quem busca se diferenciar e ter os melhores resultados no mercado. Trouxe ainda a necessidade de maior adequação tecnológica e visão do todo.

A contabilidade 5.0 surgiu neste ínterim, sendo, desta forma, uma vantagem e uma necessidade ao mesmo tempo. Trata-se de uma visão estratégica e pautada nos recursos tecnológicos, além da adoção de metodologias ágeis na rotina das empresas e do setor.

Desenvolvimento da Contabilidade

A transformação digital deixou a contabilidade muito mais inovadora. Mas é importante observar o desenvolvimento desta área do conhecimento e entender como alguns recursos se mesclam ao longo do tempo.

  • Contabilidade tradicional – É a primeira fase da contabilidade, pautada pelo uso do papel, pela burocracia e pelo trabalho operacional manual. Tinha um alto custo e uma margem de erros muito grande.
  • Contabilidade 2.0 – Foi a primeira fase digital da contabilidade. Utilizou-se os primeiros computadores e softwares que pudessem dar mais agilidade ao processo. Para isso, foi preciso treinamento e adaptação. Passou-se a pensar mais no valor agregado da contabilidade e na integração das informações.
  • Contabilidade 3.0 – Viu-se que a digitalização dos processos não seria suficiente para transformar a contabilidade e torná-la mais ágil e lucrativa. Passou-se a adotar conceitos como computação na nuvem e outras tecnologias que permitissem consultas em tempo real. Ampliou-se o armazenamento de informações, como Livros Diários, Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), Documento Auxiliar de Nota Fiscal (Danfe), informações trabalhistas, etc. Os órgãos públicos passaram a investir mais em sistemas integrados. Houve aumento na qualidade de serviços contábeis.
  • Contabilidade 4.0 – Ocorreu a chegada de conceitos tecnológicos como Big Data, Inteligência Artificial, entre outras, representando tecnologias disruptivas. Houve ainda uma mudança de mentalidade de contadores, a fim de oferecer mais estratégia e um serviço personalizado, transformando a visão da contabilidade burocrática e operacional, para uma contabilidade estratégica.
  • Contabilidade 5.0 – Além dos recursos e visão da contabilidade 4.0, adota-se as metodologias ágeis nos processos contábeis, permitindo um processo de melhoria contínua. Adota-se recursos de alta tecnologia na rotina contábil, como Big Data, Inteligência Artificial, Análise Preditiva, Internet das Coisas e outros recursos de alta performance.

Vantagens da Contabilidade 5.0

Muitos processos contábeis e financeiros da empresa podem ser terceirizados e otimizados considerando as premissas da contabilidade 5.0. É o caso do BPO Financeiro, por exemplo, que já falamos nesta matéria. A contabilidade consultiva, a contabilidade digital, a automação fiscal e outras atividades contáveis são outras novidades relacionadas à transformação digital e à contabilidade 5.0.

A tecnologia permitiu uma série de otimizações em todos os processos da empresa e com o setor contábil ou financeiro não seria diferente. As atividades que não possuem o objetivo fim do negócio podem ser amplamente terceirizadas, contratando especialistas em cada assunto não alocados na empresa, o que diminui os custos e dá mais agilidade aos processos.

É o caso de atividades como Fluxo de Caixa, Contas a Pagar e Receber, Gestão de Indicadores de Desempenho Financeiro, Emissão de Documentos Fiscais, entre outras.

Além disso, a contabilidade 5.0 sugere a integração entre os setores financeiro e contábil, o que garante mais segurança, credibilidade e suporte para toda a gestão do negócio. Reduz os custos operacionais significativamente e tona estes setores mais estratégicos dentro da empresa. Aliás, centraliza informações e integra dados, que está disponível em tempo real para a tomada de decisão – talvez seja a maior vantagem da contabilidade 5.0.

Quer saber mais sobre as vantagens da Contabilidade 5.0? Fale com um dos especialistas OSP Contabilidade e traga o seu negócio!

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Original de OSP contabilidade

Comentários estão fechados.