Contabilidade: 6 dicas para você se manter atualizado no mercado

Além de todos os desafios que a gestão de um escritório contábil possui, a contabilidade em geral é um segmento do mercado de trabalho que está em constante modificação.

As tarefas desenvolvidas há poucos anos são completamente diferentes das que verificamos hoje nos escritórios de contabilidade. E a tendência é que esse cenário permaneça em constante mutação.

Surge então, para o profissional da área contábil, grande necessidade de manter-se atualizado com o mercado e todas as suas frequentes modificações.

Nosso objetivo com este artigo é mostrar seis dicas simples para se atualizar no mercado da contabilidade! Confira.

1. Aproveite os treinamentos oferecidos pelas entidades de classe

Os conselhos regionais de contabilidade frequentemente oferecem cursos e seminários de capacitação ou treinamento sempre que o governo promove uma alteração na legislação que afeta o serviço da contabilidade.

Além dos treinamentos, o profissional da área contábil pode participar de eventos promovidos por outras autoridades regionais, como várias entidades de classe, universidades, Sebrae, entre outros.

2. Aprenda a comunicar-se em inglês

O principal idioma do mundo ainda é o inglês, e o aprendizado dessa língua é fundamental para o profissional de contabilidade que deseja manter-se atualizado.

Mesmo que o seu foco seja a prestação de serviços para pequenas e médias empresas nacionais, aprender a se comunicar em inglês pode abrir portas para você estudar questões contábeis relevantes que acontecem no mundo.

Tenha certeza: mais cedo ou mais tarde, as inovações que estão ocorrendo na contabilidade mundial, muito comentadas nos últimos anos, chegarão ao Brasil, e o contador que tiver domínio da língua inglesa terá maior destaque dentre os demais profissionais.

3. Invista em cursos de atendimento e negociação

Lidar com clientes é um desafio diário. Existem pessoas difíceis de lidar, o que exige do contador certo jogo de cintura.

Alguns pontos são complicados para alguns leigos da área contábil entenderem, como a necessidade do certificado digital.

No entanto, é perfeitamente possível que o contador desenvolva algumas técnicas para conseguir se relacionar com seus clientes, mesmo os mais difíceis, de forma simples, leve e descomplicada.

Busque aperfeiçoamento focado no atendimento ao cliente, que ajuda a entender como alcançar a satisfação dele pelo planejamento de ações e procedimentos internos.

Existem também os cursos de negociação que ensinam ao profissional um método eficiente específico para negociar valores de serviços contábeis, bem como atualização de honorários dos contratos em andamento.

4. Faça treinamentos de gestão de recursos humanos

É de extrema importância que o contador saiba orientar seus clientes no que diz respeito à melhor maneira de contratar ou demitir empregados.

Profissionais sem o devido conhecimento técnico podem gerar multas e sanções para seus clientes. Sendo assim, é muito importante que o contador domine essa área e mantenha-se sempre atualizado nela.

5. Invista em treinamentos de liderança

Assim como todo negócio, uma empresa de contabilidade precisa de um líder que dê suporte à equipe e, ao mesmo tempo, autonomia para que ela se desenvolva.

O comportamento adequado do líder, ou gestor do escritório, principalmente nos momentos mais críticos, faz toda a diferença no âmbito interno da sua empresa, o que afeta diretamente o rendimento do trabalho.

Além disso, seus clientes perceberão o domínio e a liderança que você exerce sobre a sua equipe. Esse tipo de atitude mostra credibilidade e confiabilidade, características fundamentais para todo contador.

6. Mantenha-se atualizado quanto à tecnologia

Se você tem problemas com falta de tempo, a tecnologia certamente o ajudará. Com as ferramentas tecnológicas corretas, você poderá obter melhor desempenho no exercício de suas atividades, abrindo espaço na agenda para se dedicar ao seu desenvolvimento profissional.

Além disso, a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano do contador — atividades como emissão de notas fiscais, apuração de tributos, envio de declarações, registro de diários e balanços são feitas eletronicamente, por meios digitais.

Podemos afirmar que é impossível atuar na contabilidade estando desatualizado com as questões tecnológicas em geral.

Via certigital

Comente

Comentários

Deixe uma resposta