Contabilidade: conheça os termos mais utilizados no cotidiano das empresas

Os administradores de empresas e negócios devem ter algum conhecimento dos termos utilizados pela contabilidade.

A maioria das nomenclaturas são utilizadas para definir pontos importantes no cotidiano empresarial. Ter conhecimento sobre esses aspectos da contabilidade é essencial para a tomada de decisões acertadas e coerentes. 

Entender o quer dizer os termos é uma exigência para a análise de rendimentos e melhorias necessárias para cada segmento ou setor. Confira algumas das nomenclaturas mais empregadas no dia-a-dia de uma empresa. 

Por que devo conhecer a terminologia e quais são os termos empregados na contabilidade? 

Quem trabalha com documentos legais e contábeis sabe a importância de se ater as informações com seriedade. 

Saber quais são os termos empregados na área é o primeiro passo para conseguir analisar e desempenhar um bom trabalho no setor. Deter esse conhecimento amplia as chances de acertos nas tomadas de decisões e reduz o tempo de análise, mas aumenta a precisão. 

A linguagem técnica permite a otimização dos processos e análises, os profissionais especializados devem dominar esses conhecimentos para obter sucesso em suas tarefas e demandas diárias. 

Sendo assim, selecionamos uma lista de nomenclaturas comuns na contabilidade, continue a leitura e descubra o que essas palavras significam quando são empregadas:

  • Custo fixo — referi-se as despesas fixadas que não sofrem alterações, tal como folhas de pagamento, contas de luz, água e aluguel. Esses custos estão associados a manutenção do funcionamento de um negócio;
  • Custo variável — essas despesas não fazem parte dos custos habituais da empresa, podem acontecer quando demandas urgentes e inesperadas surgem gerando novos gastos, é o caso das horas extras e insumos; 
  • Fluxo de caixa — esse documento é essencial para o bom funcionamento de uma empresa, através dele são demonstradas as saídas e entradas de recursos financeiros. Por meio do fluxo de caixa é possível realizar as projeções contábeis da instituição ou entidade. É a maneira encontrada para monitorar as finanças do negócio; 
  • Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) — trata-se de um “informe” utilizado na contabilidade, onde é demonstrado o resultado do exercício financeiro, isto é, relata despesas e receitas para evidenciar prejuízos ou lucros do resultado líquido;
  • Balanço patrimonial – pode ser entendido como um relatório onde são apresentados as obrigações fiscais tributárias, investimentos e fontes de subsídios e recursos. Através desse relatório é possível tomar conhecimento da situação fiscal de uma empresa ou instituição durante certo período determinado de tempo. É bastante útil para a criação e desenvolvimento de estratégias e táticas ideais para cada momento. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.