É bem provável que, todo contador já tenha ouvido falar sobre a contabilidade consultiva, ainda que, não saiba ao certo sobre o que se trata.

O questionamento sobre essa modalidade se refere a qual o destaque diante das atividades já desenvolvidas.

E a resposta está na proximidade entre o profissional da contabilidade e os empresários, focando exclusivamente no relacionamento junto ao cliente. 

Na prática, o exercício se refere aos exames, diagnósticos e cuidados com a saúde das empresas com as quais o contador trabalha.

É através da contabilidade consultiva que é possível identificar riscos e oportunidades para definir estratégias de crescimento, além de ajudar líderes e gestores a trilhar o caminho mais viável. 

Entenda a contabilidade consultiva

A contabilidade consultiva se trata de uma nova formatação de serviço, visando o melhor atendimento perante dinâmicas de relacionamento atuais junto ao mercado.

Além disso, a atividade objetiva a valorização da parceria entre a empresa e o cliente, ao oferecer serviços diferenciados, técnicos, consultivos e estratégicos. 

O intuito é manter os gestores e líderes constantemente informados sobre os mais diversos aspectos contábeis, que são de extrema relevância para a empresa no sentido de oferecer soluções efetivas a longo prazo.

Portanto, pode-se dizer que é uma gestão realizada através de orientações e avaliações estratégicas.

Neste caso, é papel do cliente, ainda que inconscientemente, fornecer as informações necessários para o andamento e movimentação da empresa.

Por outro lado, o contador deve acompanhar a coleta de dados, visando a promoção de estratégias e ações conforme a necessidade do negócio. 

É comum várias empresas decretarem falência devido à falta de um acompanhamento adequado do profissional competente.

Por isso, se faz necessário o desenvolvimento de mecanismos que atuam no detalhamento do controle financeiro através de ferramentas de gestão tecnológica, que visam identificar as possibilidades de problemas a curto, médio e longo prazo, e assim, pensar em soluções adequadas. 

Contabilidade Consultiva

Tempos modernos na contabilidade

Atualmente, existem diversos escritórios de contabilidade que também passam por dificuldades econômicas por se sentirem ameaçados pelo atendimento online no mesmo ramo.

Ainda que o propósito seja o mesmo, é notável a diferença de preços cobrados em ambas as ocasiões atuantes no mercado.

Isso porque, a economia pela falta de despesas de um escritório como aluguel, contas de água, energia, entre outras, possibilitam o barateamento dos valores referentes ao serviço prestado.

Em contrapartida, o contador online não oferece um serviço completo aos clientes, por vezes, atuando somente mediante a emissão de guias de impostos, além da preocupação direcionada unicamente à execução de processos operacionais e burocráticos.

Por outro lado, hoje em dia, muitas empresas adquiriram o costume de contratar consultorias financeiras para receber informações que poderiam ter sido estabelecidas pelos próprios contadores, caso houvesse um viés estratégico baseado na análise e interpretação de dados contábeis e financeiros.

O fortalecimento da parceria entre empresa e contar é uma ação que resulta em benefícios para ambos os lados.

Isso porque, as diferentes avaliações quantitativas e qualitativas permitem que os gestores tenham uma visão mais ampla, bem como, a tomada de decisões assertivas para o empreendimento, além da possibilidade de economizar com os custos tributários, entre outros gastos. 

A apresentação de avaliações e orientações estratégicas podem auxiliar na valorização dos serviços do escritório de contabilidade, além de fidelizar os clientes.

Portanto, é recomendado que o contador desenvolva uma mentalidade proativa, e passe a utilizar os diversos meios tecnológicos que visam facilitar e simplificar o trabalho.

Sendo assim, o tempo pode ser otimizado e direcionado aos estudos de análises específicas e complexas.

Assim, o profissional obterá mais qualificações que irá destacá-lo no mercado. 

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.