A contabilidade é a ciência responsável por estudar os fenômenos financeiros, suas variáveis e, consequentemente, seus impactos no patrimônio das empresas. O contador é o profissional responsável por diagnosticar e prognosticar a saúde de uma empresa. Com certeza a contabilidade é o pilar que sustenta e estrutura um negócio.

Muitas pessoas veem o contador como um despachante, que apenas entrega as obrigações acessórias e cumpre formalidades legais. Mas isso é passado! Os contadores assumiram uma nova postura diante da gestão financeira das empresas. Hoje fornecem consultoria e suporte para que elas não só estejam regularizadas, mas  também cresçam e tenham sucesso!

Essa nova metodologia utilizada que vem transformando o mercado é denominada de Contabilidade Consultiva.

O que é Contabilidade Consultiva?

A contabilidade consultiva, em poucas palavras, nada mais é do que a interação mais frequente entre o contador e o empresário. Ela tem o dever de acompanhar o desenvolvimento de um negócio, de forma que o profissional entenda a real necessidade do empreendedor e consiga ajudá-lo nas tomadas de decisões, promovendo soluções assertivas ao longo do tempo.

Contabilidade consultiva na prática

A contabilidade consultiva funciona como uma via de mão dupla. O cliente tem o dever de fornecer informações sobre o andamento e movimentação da empresa. Em conjunto, o contador tem o dever de acompanhar os números e promover planos de ações de acordo com a necessidade do seu negócio.

O profissional contábil precisa pensar em métodos estratégicos e técnicas de gestão para que o contato com o cliente seja o mais dinâmico possível. Assim, conseguirá promover a análise das movimentações e gerar indicadores que servirão como estratégia de planejamento.

Pensando nisso, os escritórios estão investindo na terceirização dos processos de negócios utilizando ferramentas de gestão que possibilitam aproximação com os clientes e praticidade para receber as informações, também conhecido como BPO Financeiro.

Ao trabalhar com o BPO Financeiro, acontece uma integração de todos os processos financeiros da empresa para a contabilidade. O fato de lidar diretamente com o controle financeiro da empresa do cliente, demonstra o domínio dos números e de todos os processos internos.

Importância da Contabilidade Consultiva

Como a contabilidade consultiva pode impactar sua empresa

Você sabia que as principais causas de falência das empresas são originadas devido a falta de acompanhamento?

Através das movimentações financeiras de uma empresa, o profissional consegue identificar se há excesso de dívidas em aberto, falta de mecanismo de controle financeiro, piora nos resultados, entre outros sinais que implicariam em falência. Assim, um contador que não preza por esses detalhes, não consegue fornecer um desenvolvimento sustentável para os negócios.

Visando esse cenário, a contabilidade consultiva trabalha com práticas de gestão. Através delas, é possível tornar uma empresa lucrativa, organizada e saudável. Se você tem um negócio ou deseja constituir um, deve buscar por um profissional que forneça:

– Planejamento tributário, financeiro e estratégico

– Ferramentas de controle financeiro

– Preparo para sua empresa para atender a demanda

O empreendedor precisa de consultoria contábil antes mesmo de instituir seu negócio, pois, no momento da constituição de uma empresa, escolher o melhor formato jurídico, regime tributário e até mesmo o CNAE adequado, trará resultados positivos ou negativos no futuro.

Para você que já tem empresa aberta, avalie o trabalho da sua atual contabilidade:

– Seu contador não especifica as entregas de que faz em nome de sua empresa?

– Não discrimina os valores que ele tem te cobrado?

– Você não sabe responder como está a atual situação da sua empresa?

Então provavelmente o seu contador ainda não aderiu à contabilidade consultiva.

Checklist do sucesso

Encarando a contabilidade consultiva como um grande recurso de gestão, garantia de rentabilidade, cuidado, análise e até mesmo uma possível redução de carga tributária, é ideal que você faça a escolha certa do profissional ou do serviço contábil que cuidará da sua empresa.

Pensando nisso, preparamos um check list para que você verifique a qualidade de um bom profissional:

Analise o sistema de organização oferecido pela empresa

Através de plataformas online, o empreendedor consegue inserir todos os dados da empresa para que o contador acesse, controle, organize e contabilize. Valorize a contabilidade que utiliza ferramentas de gestão e tecnologia para gerar praticidade. Assim, ganhe tempo para empreender.

Habilitação para executar as atividades

A contabilidade é uma atividade regulamentada pelo CRC, o órgão de classe dos contadores. Certifique-se que o profissional escolhido para cuidar de sua empresa tenha a licença para desempenhar tal profissão com excelência.

Segmentação de atividades

Entenda qual é o ramo de atividade que a empresa trabalha. E, de acordo com isso, se ela está apta para suprir suas necessidades. Valorize o profissional que possui experiência no seu ramo de atuação e garanta que as entregas de obrigações acessórias e impostos sejam feitas devidamente.

Bom atendimento, conteúdo rico e consultoria

A capacidade do profissional de apresentar e explicar assuntos complexos de forma simples, fornecer conteúdos para manter o cliente informado e promover soluções, demonstra o quanto ele se importa com a sua empresa, e o quanto ele está disposto a oferecer consultoria!

Não decida apenas pelo preço

A contabilidade online tende a ter um preço baixo quando comparada a uma contabilidade tradicional. Cada contabilidade usufrui de uma metodologia. Porém, sempre que as empresas são comparadas, é levado em consideração apenas os preços. Entenda o que cada empresa prioriza!

Contabilidade com baixo muito preço geralmente presta serviços com pouca qualidade e quase nenhuma pessoalidade. Se você deseja ter constante acompanhamento, atualização e status sobre a sua empresa, saiba que os preços podem variar.

Por: Thamiris Ferreira

Fonte: Conube

Dica especial do Jornal Contábil para contadores iniciantes ou com pouca experiência

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade. Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!