Contabilidade Digital: o que é e quais são seus benefícios

Hoje em dia, a contabilidade digital vem solucionando problemas e atuando juntamente com empresas de diversos âmbitos, principalmente o virtual.

Mas, esse tipo de atuação vai muito além do atendimento digital. Ele é feito de modo a automatizar a contabilidade de uma empresa.

Bem como, para facilitar o acesso às informações e agilizar os atendimentos, o que aumenta a produtividade de ambos!

A contabilidade serve muito mais do que para declarar Imposto de Renda. Ter o auxílio desses profissionais é essencial para o crescimento do negócio.

Neste artigo iremos mostrar sua importância e abrangência, continue lendo para tirar suas dúvidas.

O Que é Contabilidade Digital?

A contabilidade digital pode ser traduzida como uma nova forma de atuar na área com o auxílio da internet e da automação.

Sua principal característica é o uso de tecnologias para otimizar processos. Ou seja, através de sistemas integrados que permitem uma comunicação facilitada.

Nos quais é possível até mesmo fazer vídeo conferências com o cliente, reduzindo a necessidade de marcar encontros presenciais.

Além disso, os arquivos são facilmente compartilhados por meio de ferramentas online que tornam o atendimento mais:

  • Produtivo;
  • Eficaz; e
  • Ágil.

Vale ressaltar que essas tecnologias aumentam a segurança dos dados. Pois, contam com sistemas de criptografia, chaves de acesso e muito mais.

O cliente passa a ser atendido de forma mais satisfatória e cômoda, ao mesmo tempo que a qualidade dos serviços aumenta!

Muitas vezes, o contador ainda atua de um escritório físico. Entretanto, o atendimento passa a ser totalmente virtual.

Tudo isso torna mais fácil para a empresa resolver inúmeras questões, em sua maioria cruciais para a tomada de decisões mais assertivas.

Quais São Os Benefícios Da Contabilidade Digital?

Entender apenas o que significa contabilidade digital é pouco, é importante mostrar quais são as suas vantagens e como ela pode auxiliar sua empresa.

1. Melhorias no controle financeiro da empresa

Já imaginou como é difícil uma análise contábil da empresa quando o atendimento é presencial?

Uma das principais vantagens da contabilidade digital é a facilidade. Através dela arquivos, documentos e outros são enviados de forma otimizada.

Sendo armazenados logo em seguida num local de acesso integrado para ambas as partes, contador e empresa.

Isso melhora o controle, pois, o profissional tem acesso a informações constantes. Enquanto, o empreendedor tem um acompanhamento quase que em tempo real.

Essa integração contábil possibilita uma melhora no fluxo de caixa, tornando-o mais preciso e planejado.

Levando a criação de metas de uso adequado para o capital. Além disso, você consegue manter-se na legalidade evitando:

  • Multas;
  • Impostos elevados; e
  • Pagamentos indevidos.

2. Contabilidade digital e o MEI

Também conhecido como Microempreendedor Individual, essa é uma categoria destinada às pequenas empresas.

Não estando livres de cumprir obrigações fiscais, infelizmente muitos não sabem o que fazer ou não. Por isso, ter um contador digital a disposição é vantagem.

Em geral, você consegue economizar pelo preço competitivo e ainda tem alguém que vai lhe guiar nas questões contábeis e jurídicas da empresa.

Aqui o profissional atua como um contador consultivo para responder às dúvidas do empreendedor. Esse por sua vez, terá auxílio para:

  • Regularização do seu MEI;
  • Habilitar a emissão de notas;
  • No controle de movimentações;
  • Seu cadastro no eSocial;
  • E muito mais.

Um serviço completo de assessoria que ajuda o microempreendedor a lembrar inclusive de suas obrigações fiscais e relacionadas ao seu funcionário.

3. Maior economia nos processos operacionais

Outra vantagem da contabilidade digital é que ela estimula o crescimento das empresas.

Uma vez que essa integração é facilitada, as questões são resolvidas muito rapidamente. Logo, isso faz com que a eliminação de retrabalho seja possível.

Através da internet a consultoria é feita de forma ágil e automatizada, levando a uma solução de problemas em tempo real.

O que torna a gestão mais eficiente e bem planejada. Tornando a comunicação dentro da empresa muito mais assertiva na hora de estabelecer os processos.

Em consequência os erros são reduzidos, juntamente com o uso inadequado de matérias-primas e outros problemas que elevam os gastos!

4. A contabilidade digital facilita na criação de parcerias

Conforme sua empresa vai crescendo, é comum que surjam oportunidades de fazer parcerias de peso que irão impulsioná-la ainda mais.

Nesse momento, contar com essa modalidade de atuação é fundamental. Já abordamos a questão do armazenamento de informações com:

  • Segurança; e
  • Facilidade no acesso.

A última é importante quando você precisa fornecer dados, documentações legais e outros tipos de arquivos da sua empresa.

Tudo isso otimiza a criação de contratos que irão garanti-lo. Será preciso então, ter um serviço contábil ao seu dispor que possa ajudar sua empresa com rapidez.

5. Sistema inovador que permite seu avanço

Existem ainda outras vantagens que fazem a contabilidade digital ser muito mais procurada hoje, abaixo irei apresentar alguns:

  • Armazenamento: o papel é ainda hoje utilizado, mas, logo pode deixar de ser uma realidade. Além de que, eles ocupam espaços físicos desnecessários dentro da empresa. Com ajuda desse tipo de serviço, você passa a emitir e contabilizar notas fiscais eletrônicas;
  • Monitoramento remoto: cada nova despesa é analisada em tempo recorde, o que traz melhorias para gestão financeira da empresa;
  • Organização elevada: o armazenamento em nuvem permite que o acesso às informações passe a ser mais produtivo, economizando tempo com a procura;
  • Suporte diferenciado: o atendimento digital pode ser feito de inúmeras formas, vídeo chamadas, ligações e mensagens de texto; e
  • Rotina em dia: você não precisa perder tempo com deslocamento, o que também interfere na produção e no crescimento.

Conclusão

Podemos ver então, que a contabilidade digital é uma nova forma de ter um maior controle financeira da sua empresa com ajuda da tecnologia.

Uma vez que, ela facilita a troca e fluxo de informações acerca do negócio. O que possibilita atendimentos mais rápidos, de qualidade e assertivos.

A relação entre empreendedor e contador melhora, já que o acompanhamento é feito praticamente em tempo real.

Isso melhora as questões relacionadas à gestão e tomada de decisões. Tornando tudo muito mais consciente, bem pensado e planejado!

Este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe sua experiência contábil com a gente.

Por: Alexandre Marinho

Fonte: TEC Contabilidade