A contabilidade é essencial para o crescimento das empresas, pois é responsável pelo controle dos movimentos patrimoniais.

Além disso, ela permite um maior entendimento dos indicadores financeiros e facilita o cumprimento das obrigações tributárias com a gestão de mudanças.

Com a chegada da tecnologia, surgiu a contabilidade digital, que facilita ainda mais a rotina dos empreendedores.

Neste post, vamos explicar o que é a contabilidade digital, para que ela serve e quais são as suas principais vantagens.

Aqui você vai descobrir a importância de uma empresa fazer uso das soluções tecnológicas para estar em dia com a saúde financeira dos seus negócios.

Conheça também métodos inovadores disponíveis no mercado que vão fazer o seu empreendimento crescer de forma sustentável.

Gostaria de saber quais são os benefícios da contabilidade digital? Acompanhe a leitura e fique por dentro!

O que é a contabilidade digital?

A contabilidade digital é uma solução que aplica tecnologia para a realização das tarefas fiscais, integrando fornecedores e clientes com os profissionais do ramo contábil.

Ela aumenta a segurança dos usuários e a produtividade das empresas com o uso da internet, bastante útil para o compartilhamento de informações e de documentos importantes, que são enviados e recebidos de forma rápida e segura.

As atividades da contabilidade podem ser realizadas pela rede mundial de computadores, sem a necessidade de presença física dos contratantes.

comunicação é feita por meio dos canais digitais, e-mail, Messenger, WhatsApp, chat e ligações telefônicas.

Os contratos são assinados via certificado digital, os quais utilizam a criptografia como garantia de autenticidade.

Esse modelo é fruto da transformação digital que está acontecendo em todos os setores do mercado, mas ele surgiu por iniciativa do governo federal, que teve a intenção de modernizar os sistemas e propiciar melhorias à fiscalização tributária.

A Receita Federal já trabalha com o sistema de escrituração digital e a emissão de nota fiscal eletrônica desde 2009.

Para que serve a contabilidade digital?

As rotinas contábeis são complexas, porém, com a contabilidade digital, as tarefas se tornam mais fáceis.

A tecnologia automatiza os processos de demonstração e escrituração, melhorando os resultados e o orçamento mensal, fornecendo informações precisas e eliminando qualquer possibilidade de erro.

A rapidez na execução das atividades é um fator que merece destaque entre os mais variados benefícios conferidos pela solução.

Quais são as principais vantagens da contabilidade digital?

Com a contabilidade digital, os profissionais conseguem oferecer um atendimento personalizado para cada cliente.

As ferramentas, softwares, plataformas, portais digitais ou aplicativos utilizados para a troca e o registro de dados são completamente seguros, e os documentos têm validade jurídica.

Veja a seguir as principais vantagens da contabilidade digital!

Aumento da produtividade

A produtividade aumenta consideravelmente com a contabilidade digital, que ajuda com a gestão de crise.

Ao optar por esse serviço, o empreendedor não vai mais ficar preenchendo formulários e realizando tarefas comuns da contabilidade tradicional.

Um contador especializado vai cuidar das questões fiscais, enquanto o gestor poderá usar o seu tempo para cuidar do desenvolvimento da empresa.

Contabilidade Digital

As demandas contábeis estarão aos cuidados de um especialista atualizado, que não exige o envio de malotes mensais com documentação.

Os relatórios contábeis são gerados pelo sistema informatizado, portanto, as chances de falha humana são eliminadas.

Toda a movimentação empresarial é acompanhada, de modo que os gestores têm acesso às informações em tempo real.

Maior qualidade no atendimento

O atendimento ao cliente é um diferencial para qualquer negócio.

A contabilidade digital coloca um fim às reclamações dos contratantes, tendo em vista que estes são muito bem atendidos pelos contabilistas.

Saiba que a consultoria faz parte das estratégias da solução.

Os consultores são eficazes em solucionar dúvidas com agilidade, por meio dos inúmeros canais virtuais disponibilizados.

Um consultor de negócios que realiza e acessa análises financeiras específicas consegue orientar os seus clientes na tomada de decisões mais acertadas.

Ele é capaz de gerar e entregar relatórios personalizados, ajudando com sugestões de investimentos que propiciam a alavancagem dos negócios.

A personalização do atendimento ocorre devido aos benefícios da integração contábil.

Alcance do público certo

As ferramentas digitais são excelentes para a gestão de projetos e para aprimorar o foco no público que interessa a um empreendimento.

Elas auxiliam na segmentação e na definição da área de alcance da publicidade dos produtos ou serviços, que serão direcionados a uma população que está em busca de saídas para problemas ou situações específicas.

Investir na contabilidade digital torna possível a identificação do público-alvo, pela realização de análises mais aprofundadas da clientela de uma organização.

Com isso, os empreendedores conseguem criar ou selecionar táticas para o alcance de novos clientes, de acordo com a capacidade real da empresa.

Mirar no público certo melhora o retorno dos investimentos em marketing.

Mapeamento das oportunidades de mercado

Os documentos e os processos fiscais são armazenados no sistema de gestão contábil, dispensando o uso de arquivos físicos.

Isso auxilia na redução dos custos, já que tudo fica guardado na nuvem, e os dados ficam disponíveis para acesso em qualquer lugar e em todos os momentos.

Diante de todas essas facilidades, o empreendedor fica livre para a exploração de novos mercados. 

Ele consegue atender pessoas de todas as cidades e estados do país, não estando mais restrito apenas a um território e às áreas mais próximas.

Esse fato não interfere no atendimento, que é de ótima qualidade para todos.

Vantagem competitiva para o negócio

integração de sistemas é uma das características fundamentais da contabilidade digital, visto que garante a escalabilidade dos empreendimentos.

Os empreendedores que não aderem às novas tecnologias perdem tempo com o envio de documentações todos os meses e enfrentam várias dificuldades que já foram superadas.

A troca de dados on-line e a emissão de declarações oferecem muito mais do que comodidade aos usuários.

Os negócios que crescem exponencialmente contam com a contabilidade digital, uma vez que a tradicional não oferece as funcionalidades essenciais aos grandes empreendimentos.

A contabilidade digital é uma vantagem competitiva que as empresas alcançam.

Aliás, os investimentos são muito baixos, se comparados ao custo-benefício das soluções.

Enfim, agora você já sabe o que é a contabilidade digital e tem conhecimento das suas principais vantagens!

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil

Fonte: WeCont