São Paulo, outubro de 2019 — A agilidade na troca de informações e um processo operacional mais enxuto, livre de um amontoado de papéis, são apenas duas das vantagens que as aplicações inteligentes trouxeram para o campo contábil. A melhora muito se deve à automação, mas também é reflexo de uma demanda cada vez mais qualificada de empresas que dotam ativos com recursos tecnológicos, a exemplo da inteligência artificial, internet das coisas (IoT), chips, OCR (reconhecimento óptico de caracteres), e esperam serviços que acompanhem essa mudança. Tanto é assim, que a contabilidade deixou de ser um meio de estar em dia com o Fisco, para ganhar status de informação estratégica para a decisão gerencial.

[elementor-template id=”121699″]

Para Adelmo Nunes, contabilista e diretor da Planned Soluções Empresariais, no futuro, as operações com compra e venda e pagamentos de impostos serão contabilizadas automaticamente, dado o grau de integração dos agentes econômicos. “Hoje, a tecnologia utilizada em campo nas empresas, como os sensores embarcados, é determinante para analisar de forma técnica o tempo de depreciação de um ativo imobilizado, para o impairment test, por exemplo, uma obrigação legal da contabilidade internacional”, afirma Nunes.

A integração de sistemas de escrituração às demonstrações contábeis representa outro ganho que a tecnologia trouxe para o setor. Dessa facilidade com a coleta e entrega de documentos, guias e relatórios gerenciais deriva a maior disponibilidade de tempo do contabilista. “Passamos a exercer atividades de consultoria, mais voltadas à análise do passivo empresarial e de investimentos, formação de preços de novos produtos, avaliação da saúde financeira da organização, dando um suporte muito mais amplo ao negócio do cliente”, garante o contabilista.

Sobre a Planned: Um dos escritórios mais inovadores de serviços contábeis do Brasil, a Planned Soluções Empresariais foi fundada em 1996 e é pioneira em serviços integrados a grandes corporações, PMEs e startups nas áreas fiscal, societária, tributária, trabalhista, regulatória e financeira. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.