Contabilidade e RH: Porque é tão importante a relação dessas duas áreas dentro de uma empresa

0

Existe uma relação muito importante entre o setores de Recursos Humanos e o de contabilidade dentro de uma empresa.

Para se compreender essa importância, é necessário analisar um ponto fundamental quando se pensa em eficiência e bons resultados, que é a questão do melhor desempenho por parte de dois departamentos que praticamente lidam de forma conjunta com a questão do “material humano”, por assim dizer, dentro da empresa.

Afinal, foi-se o tempo em que o setor de RH apenas recrutava e atuava com as questões de melhor desempenho e desenvolvimento dos profissionais, enquanto que a contabilidade lidava com as questões financeiras, enxergando os funcionários como um custo.

Hoje em dia, é de fundamental importância que haja a compreensão do quanto esses dois departamentos atuando juntos irão poder extrair da melhor forma o melhor desempenho de cada profissional.

Além ainda de utilizando as estratégias certas com base em análises, poder traçar metas e planejamentos para que se atinja os objetivos quando se tem a visão clara do potencial de cada profissional que atua na corporação.

Independente do ramo de atuação de uma empresa, se ela produz algum tipo de produto ou mesmo atua com prestação de serviços, é de compreensão de todos que a excelência é a busca, é estar entre os maiores e ser referência no mercado, e para isso, a atuação de uma contabilidade online mesmo até para melhor facilidade, junto do setor de RH, torna-se fundamental.

Contabilidade e RH atuando juntos no planejamento estratégico

Ao pensar diferente daquela forma arcaica de empresa, onde o RH atuava de maneira praticamente rival do setor de contabilidade, a chance de alcançar as metas traçadas para enfim atingir o objetivo final em um planejamento estratégico, será muito maior.

Ambos os setores são imprescindíveis para a empresa, afinal seus profissionais tomam decisões que influenciam diretamente na atuação e no desempenho que irá ter reflexo tanto imediato quanto a longo prazo, e não havendo de fato um bom planejamento estratégico envolvendo uma consulta e o apoio dos dois departamentos, poderão existir decepções quanto ao que se esperava como resultado.

Sendo assim, sempre que houver um planejamento e as novas metas traçadas em cima de estratégias para melhor desempenho na atuação, será feita uma coleta de dados e um levantamento entre contabilidade e RH para saber o quanto será necessário de contratação de novos profissionais, treinamentos, contar com capacitação por empresas contratadas, deslocamentos quando necessário, etc., tudo planejado e analisado para saber o que será o melhor a ser feito.

A coleta de dados entre RH e contabilidade

Ao analisar a atuação entre esses dois departamentos nos tempos atuais, com a finalidade de buscar o melhor desempenho para a empresa, terá ainda uma outra questão fundamental que envolve o trabalho integrado entre esses setores tão importantes, que é a questão da coleta e análise de dados de cada colaborador, para que não haja nada de errado nos deveres empresariais.

O RH irá agir dentro de suas estratégias para tomar as devidas decisões com análise nos relatórios tanto de grupo, como individual de cada colaborador, traçando assim um perfil estratégico do que será necessário utilizar como melhoria de desempenho e o que será necessário como budget nesse período anual, ou mesmo nas estratégias emergenciais, analisando o que é ou não possível com a contabilidade.

Já a contabilidade empresarial irá analisar o que é de fato possível de se realizar quanto às novas estratégias, uma vez que levará em conta todo o valor que já envolve o orçamento da empresa, como a questão da folha de pagamento, as horas extras que serão pagas em determinado período, os adicionais noturnos, os impostos e descontos, entre muitos outros pontos que comprometem o orçamento.

E essa análise em conjunto deve ser feita justamente por tamanha importância que esse orçamento tem quando são definidas as estratégias empresariais.

E no caso da infelicidade de por algum descuido ou mesmo falta de planejamento essa conta não bater e ficar no vermelho, o prejuízo para os cofres da corporação serão totalmente nocivos e maléficos.

Portanto, para os novos empreendedores ou mesmo aqueles que já atuam no mercado e têm sempre a vontade de crescer e se reinventar como empresários, devem saber que quaisquer que sejam as metas e objetivos de um planejamento empresarial, poder contar com a atuação conjunta entre contabilidade e RH torna-se totalmente positivo para que se alcance esses objetivos sempre visando o melhor para a corporação.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.