A contabilidade e a transparência gerencial

0
116

É possível afirmar que o setor contábil é responsável direto pelo desenvolvimento econômico por traduzir a linguagem dos negócios por meio de suas Normas Internacionais. Essas, inclusive, já em prática no Brasil, elevam a transparência dos balanços financeiros e facilitam a interpretação de demonstrações de empresas de outras nacionalidades.

A adaptação legislativa apresenta uma nova e eficaz forma de gestão, que traz ao foco das empresas suas informações contábeis, agora mais completas. De ampla abrangência, os dados são relevantes não apenas para acolher as exigências governamentais, mas para atender metas gerenciais que tragam mais benefícios para as corporações e deem maior apoio na tomada de decisões de executivos. A contabilidade gerencial influencia diretamente na fidelidade e na transparência das informações.

Outra grande mudança em curso, que está reorganizando o modo de fazer a contabilidade é a digitalização dos serviços. Essa modernização facilita a aferição da veracidade das informações e, como consequência positiva, incentiva a transparência das informações.

Trata-se de um círculo virtuoso que favorece a imagem da classe contábil, um dos principais objetivos da nossa gestão. Estamos pavimentando esse caminho ao estreitar os laços com nossos profissionais de diversas formas e ouvir seus anseios. Também oferecemos ferramentas para aprimorar o trabalho por meio de cursos e palestras, em diversos municípios do Rio de Janeiro.

O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro está disposto a mudar esta imagem do profissional. Está na hora de a sociedade encarar com mais seriedade a presença do profissional da Contabilidade e enxergá-lo como peça fundamental do atual e futuro desenvolvimento do país.