Contabilidade gerencial e a sua importância para os negócios

Contabilidade Gerencial busca otimizar o uso de recursos corporativos, a fim de diminuir custos e aumentar lucratividade.

Para um negócio prosperar é preciso ter o controle tanto financeiro como estratégico. Afinal, cada etapa é muito importante e precisa estar afinada a fim de que haja crescimento.

Neste sentido, a contabilidade gerencial torna-se essencial. Afinal, não é à toa que vem ganhando espaço na gestão das pequenas e médias empresas e assumindo um papel ativo nas tomadas de decisões  diárias e estratégicas de um negócio.

Por meio dela, é possível comparar o seu negócio com os concorrentes e usar as informações do mercado para compreender mais profundamente o setor em que está atuando, podendo até fazer previsões e tendências para o futuro da empresa.

Para saber mais sobre a contabilidade gerencial e sua relevância para os negócios, convidamos você a prosseguir na leitura.

Afinal, o que é a contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é o conjunto de técnicas e procedimentos contábeis que, quando combinados, geram dados importantes para o processo de decisão em uma empresa. São considerados os processos de contabilidade financeira, de custos e a análise de demonstrações contábeis.

Ela é direcionada para o usuário interno fomentando planilhas, relatórios e demais ferramentas que produzem dados para comparações, elaboração de orçamento, delimitação do ponto de equilíbrio, mix de produtos, formação de preços dos produtos ou serviços corretamente, metas e objetivos a serem alcançados.

Pode ser utilizada em variadas estratégias usadas para o lançamento, expansão ou busca de novos clientes e mercados.

Como funciona a contabilidade gerencial?

A empresa precisa ter um plano financeiro com valores, metas definidas e execução rigorosa para que a gestão tenha resultados positivos e lucratividade. Isso será viável por meio de recursos da contabilidade gerencial.

Assim, o contador obterá dados úteis na gestão do empreendedor, porque a contabilidade fornecerá ao cliente informações quanto ao que está dando resultado ou não no cumprimento do plano financeiro. 

Da mesma forma, indicará as medidas a serem tomadas para uma gestão saudável, afinal, os dados são transmitidos ao cliente pelos relatórios detalhados, demonstrando os pontos em que há desperdício de recursos e fontes de lucro.

Qual é o papel do contador?

A contabilidade gerencial tem papel fundamental na gestão estratégica da organização, pois tem origem na demonstração contábil, já que determina os custos, despesas, ativos e passivos, detalhando cada movimentação do patrimônio e as variações que podem afetar o empreendimento no futuro.

Dessa maneira, o contador consegue sugerir estratégias de tributação voltadas para a empresa ou para diversos produtos, uma vez que os impostos e regulamentos podem ser usados como diferencial competitivo com alta influência no negócio.

Como o profissional conhece intensamente os números da organização, também aconselha transformações estruturais de processos para trazer resultados positivos, redução de custos ou ampliação da receita com a venda de produtos ou na prestação de serviços. 

Quais as vantagens da contabilidade gerencial?

Vejamos a seguir as vantagens obtidas com a contabilidade gerencial:

  • Aumento da produtividade

Com a contabilidade gerencial é possível analisar com o objetivo de saber se a conta finaliza com saldo positivo ou não. Dessa forma, se precisar aumentar a produtividade, é bom considerar os conselhos proporcionados pela técnica.

Tendo os dados avaliados, servirá de embasamento ou de questionamento para as teorias da gestão perante as formas de ampliação da produtividade. Um exemplo é decidir o quanto é melhor investir na capacitação da equipe do que na contratação de novos profissionais ou na compra de novos equipamentos em detrimento da manutenção dos demais.

  • Redução de Custos

Também pode ser empregada como ferramenta para redução de custos, por meio de avaliações minuciosas das despesas e investimentos da organização para revelar o que realmente deve ser mantido ou o que é gasto desnecessário. 

Além disso, a contabilidade gerencial indica os locais em que se deve fazer cortes e investimentos.

  • Tomada de decisões mais seguras

A dúvida não tem espaço em uma empresa com gestão eficiente, porque ela tem dados concretos que mostram o caminho a ser seguido para realizar suas escolhas. 

Com isso, a contabilidade entrega os números para que haja tomadas de decisões com poucos riscos e mais acertos. Claro que erros ocorrem, mas é algo mínimo em relação a uma gestão desinformada.

  • Produtos e serviços mais estratégicos

São poucos empreendedores que realmente sabem colocar preços em seus produtos ou serviços, pois muitos pensam que se deve considerar apenas o seu custo para a empresa. 

No entanto, a precificação estratégica dá importância à demanda, ao perfil do consumidor, à concorrência e à época do ano. Logo, tendo os comparativos, há possibilidade de projetar e experimentar preços atrativos, tanto para os clientes quanto para o negócio.

  • Gestão financeira mais eficiente

A contabilidade gerencial está ligada à gestão financeira bem-feita de cada área da empresa, para que os números gerem resultados para aquele investimento, assim como para vendas e lucros.

Conclusão

É importante que o contador tenha conhecimentos técnicos sólidos, tanto na parte financeira quanto na fiscal. Isso inclui conhecimento sobre a legislação acerca de tributos e encargos no Brasil. 

Por isso, a busca constante por atualização e capacitação também devem ser pré-requisitos para esses profissionais.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.