Contabilidade gerencial x contabilidade tradicional: Conheça as suas diferenças

Com o passar dos anos o mundo dos negócios foi evoluindo e, com ele, os serviços necessários que uma empresa necessita. Entre as centenas de atividades que temos hoje no mercado, a área contábil foi uma das que mais sofreu mutações. Com isso, testemunhamos o surgimento da contabilidade gerencial.

Você já conhece esse processo e os benefícios que ele pode proporcionar à sua empresa? Se nunca havia falar sobre esse termo, então, chegou ao lugar certo. Neste artigo, mostraremos como ele funciona e os benefícios que podem ser proporcionados ao seu empreendimento. Acompanhe!

O QUE É A CONTABILIDADE GERENCIAL

Contabilidade gerencial é um processo totalmente distinto do modelo tradicional, uma vez que tem como objetivo principal a geração de informações precisas e confiáveis que podem ser utilizadas pela gestão da empresa para tomar decisões importantes que impactarão diretamente em seu resultado.

O produto do trabalho da contabilidade gerencial é a emissão de relatórios, análises e demais demonstrativos que servirão como embasamento aos processos decisórios de gestores, gerentes de departamento ou do próprio proprietário da empresa.

Nesse sentido, esse modelo de serviço inovador tem como foco principal a informação, diferentemente do convencional que busca, principalmente, o atendimento das exigências fiscais, contábeis e societárias de um negócio.

Apesar de a contabilidade gerencial manter esse foco, isso não significa que ela não atue nos pontos o que mencionamos. Além de cumprir com todas as atribuições necessárias naturais de um serviço contábil de qualidade, ela dá mais atenção e trabalha a informação em vez de atuar exclusivamente sobre o simples cumprimento de obrigações.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL?

Agora que você entendeu o conceito de contabilidade gerencial, vamos mostrar como esse processo funciona dentro de uma empresa e os benefícios que poderão ser conquistados ao aplicá-lo. Continue lendo!

REDUÇÃO DE RISCOS

O principal fator gerador de riscos empresariais dentro dos negócios é o fato de não existir informações e dados precisos para a formatação de processos internos, bem como outras questões relacionadas a funcionários, clientes, fornecedores e outras pessoas ligadas ao seu negócio, enfrentando problemas com todos eles com frequência .

Ao contar com a contabilidade gerencial, você poderá impedir estes riscos, pois ela atuará na formatação e gerenciamento de processos internos, possibilitando que você atenda de forma adequada todos os pontos do seu empreendimento.

Outro risco que existe dentro de uma empresa é ter problemas com órgãos tributantes e de regulamentação das normas do trabalho. Nesse sentido, a contabilidade gerencial é capaz de otimizar a área fiscal e trabalhista da sua empresa, além de garantir o perfeito cumprimento da legislação aplicável a ela, evitando possíveis autuações advindas de fiscalizações.

FACILIDADE NA TOMADA DE DECISÕES

A geração de dados e informações é um ponto forte, bem como principal fator que diferencia a contabilidade gerencial do modelo tradicional. Com isso, conseguimos obter um grande benefício desse tipo de serviço, ou seja, a facilidade no processo decisório.

Ao analisar dados precisos sobre determinados pontos de sua empresa, o gestor terá uma visão mais ampla de todos os seus elementos, podendo, dessa forma, basear suas decisões nessas informações e tornando suas deliberações mais precisas e detalhadas.

EFICIÊNCIA DOS PROCESSOS

A contabilidade gerencial também afetará diretamente os processos executados dentro de sua empresa. Isso porque será necessário avaliar todos eles separadamente e criar procedimentos capazes de fornecer todas as informações necessárias para a perfeita execução desse serviço diferenciado.

Nesse sentido, a sua contabilidade gerencial realizará a formatação de novos processos, buscando sempre a eficiência, rapidez e, principalmente, qualidade nos dados e informações gerados a partir deles.

GERENCIAMENTO DE INDICADORES

Outro grande benefício percebido ao aplicar a contabilidade gerencial em um negócio, é a análise e o gerenciamento de indicadores que traduzem dados importantes de uma empresa. Esses elementos são capazes de demonstrar a sua capacidade financeira, bem como seu potencial de geração de resultados.

PREVISÃO DOS CONTROLES FINANCEIROS

Com a contabilidade gerencial você também terá mais previsão e controle sobre os movimentos financeiros realizados em sua empresa. Isso será possível graças à melhoria no fornecimento de informações e dados das mais diversas áreas do seu empreendimento que, inevitavelmente, passam pelo departamento financeiro, seja para fazer um pagamento ou recebimento.

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

A contabilidade gerencial também auxiliará a gestão da empresa na elaboração do planejamento orçamentário. Como esse setor é detentor de muitas informações sobre a questão estrutural, patrimonial, tributária e financeira, ela também fornecerá instrumentos necessários para consolidação dessa ferramenta tão importante para gestão de um empreendimento.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Fazenda Contabilidade