Vivemos em uma era tecnológica, na qual todos os serviços tendem a se voltar para o digital. A Contabilidade também aderiu à modernidade, sendo seu viés online cada vez mais utilizado.

Existem várias dúvidas sobre qual modelo é mais vantajosa para determinados negócios e situações; vamos elencar quais as principais vantagens de cada modelo;

 

A Contabilidade Online é aquela na qual um prestador de serviço contábil faz uso de uma plataforma na internet/online automatizada para atender seu cliente, emitindo notas fiscais, gerando o balanço da empresa e outras atividades possíveis dentro do universo contábil. O próprio gestor do negócio que efetua a maior parte do trabalho, e o sistema online só apresenta os relatórios e as guias. O atendimento não é presencial e apresenta um custo bem mais baixo para o empreendedor.

 

Na Contabilidade tradicional todo trabalho é realizado dentro do escritório, também se faz o uso da tecnologia, mas apenas por profissionais específicos de cada departamento e não pelo empreendedor do negócio. Aqui se faz uso de vários meios para atender seu cliente, inclusive o presencial.

 

Um dos fatores que pode influenciar na escolha da melhor forma de contabilidade para a empresa é a velocidade de atendimento.

As empresas Online priorizam a automação da maior parte de seus processos, incluindo o atendimento do cliente, assim, muitas vezes para sanar uma simples dúvida é gerado um protocolo e é preciso aguardar – bastante – em uma fila de atendimento.

Já o modelo Tradicional preza pelo atendimento personalizado, disponibilizando um profissional para cuidar especificamente do cliente.

 

Outro aspecto importante é a qualidade e assertividade dos serviços prestados. As Contabilidade Online processam as informações dos clientes de uma maneira automatizada, sem acompanhar de perto as informações que seus utilizadores incluem no sistema. Sendo assim muitas vezes o cliente não está familiarizado com a área contábil e pode deixar passar informações importantes ou mesmo inserir um dado errado, o que pode acarretar problemas futuros.

Anúncios

 

No caso dos Escritórios de Contabilidade Tradicionais, além de ser capaz de identificar melhores formas de economia tributária, contribuir na análise de rentabilidade do negócio e identificar melhorias nos processos dos clientes, são capazes de fazer a análise de informações – mesmo com processos automatizados – de maneira mais criteriosa, consultiva e personalizada.

 

Em relação ao valor cobrado pelos serviços dessas duas categorias notamos que as Contabilidades Online são capazes de oferecer um custo mais baixo em relação às tradicionais; isso tudo deve-se aos itens já apresentados da automatização dos processos e diminuição de efetivo pessoal.

 

Assim sendo, as Contabilidades Online mostram-se mais apropriadas para os pequenos empreendedores e prestadores de serviço como “PJ” que tenham disponibilidade e alguma familiaridade com rotinas contábeis para inserir os dados no sistema. Para quem busca apenas economia nas contabilidades online, esse fator pode se tornar muito custoso mais para frente, não compensando na escolha.

 

Os Escritórios de Contabilidade Especializados e Tradicionais são mais indicadas para empresas com maior complexidade fiscal, contábil e trabalhista e que necessitam de suporte especializado e individualizado com maior frequência.

 

O sistema burocrático do Brasil, dificulta demais a automação de muitos processos contábeis, além de gerar muitas dúvidas que querem ser sanadas pelos empreendedores, de uma forma mais personalizada. E esse formato só vamos encontrar no modelo tradicional de escritório de contabilidade.

ESCRITO POR:  Fernando Pigatti 

Líder no Marketing da Pigatti Contabilidade.  ajudando os donos de negócios no Brasil

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.