Em meio a uma rotina intensa, com longas jornadas de trabalho, plantões em todos os horários possíveis, consultas e prontuários, os profissionais da saúde ainda precisam lidar com questões financeiras, pagamento de impostos e demais obrigações empresariais, contábeis e tributárias. É comum que, por falta de tempo ou até mesmo de conhecimento, estas questões fiquem de lado, até porque você quer se dedicar ao seu negócio, a sua área de atuação, mas é preciso sempre estar atento a suas finanças. Com essa rotina fica difícil lidar com essas questões. A contabilidade é vista como um serviço burocrático e difícil, mas isso não precisa ser assim. Com as informações corretas, é possível entender como funciona a contabilidade de uma clínica médica.

Não deixe suas finanças e contabilidade de lado. Desta forma, a contratação de uma assessoria especializada pode lhe auxiliar a deixar o seu caixa em dia e garantir a saúde financeira de seu negócio. Tem algumas dúvidas de como proceder neste caso, aqui vão algumas dicas essenciais para este serviço.

O QUE É A CONTABILIDADE

Muitos ainda veem o profissional da área contábil como aquela pessoa que passa o dia sentado atrás de um computador com a sua calculadora HP, elaborando documentos que servem apenas para cumprir as obrigações legais. A realidade está bem distante disso. A contabilidade reúne um conjunto de processos para controlar o patrimônio de organizações através da aplicação de princípios, técnicas, normas e procedimentos próprios.

O cumprimento das obrigações legais é apenas uma das diversas atividades que os contadores suprem.  Através dos resultados apurados e relatórios elaborados por uma contabilidade competente, é possível obter diversas informações importantíssimas para a gestão de um negócio, inclusive financeiramente. Além disso, a contabilidade ocupa-se de outras atividades que podem ser de grande valor para os profissionais e as clinicas na área da saúde.

PRINCIPAIS QUESTÕES E SERVIÇOS CONTÁBEIS PARA UMA CLÍNICA

A  abertura de uma nova empresa envolve uma série de formalidades e opções que variam de acordo com os objetivos e com a estrutura da sua clínica. Existem vários aspectos a se definir, mas o primeiro deles é na abertura de sua clínica. Com os serviços especializados, é possível escolher o melhor tipo de negócio, de acordo com a escolha da natureza jurídica e com o tamanho da sua clínica. A opção irá mudar se você pretender trabalhar sozinho, em sociedade com outros médicos ou com profissionais de outras áreas, de acordo com o quanto almeja investir e quantos funcionários terá, além da forma como vai alocar o seu capital. O profissional da contabilidade é o responsável por elaborar os demonstrativos contábeis de uma clínica, ajudando-a a manter um crescimento sustentável e organizado.

ENQUADRAMENTO – O enquadramento é um processo que começa quando se decide ter uma empresa, definir qual o enquadramento tributário ela irá se encaixar, se uma sociedade simples, sociedade limitada, empresa individual ou EIRELI. Assim, você será enquadramento de acordo com o tipo das atividades que serão desenvolvidas em sua clínica, observando as questões legais e societárias e visando economias tributárias.

Mas não se esqueça de continuar investindo nesta área, já que uma empresa contábil pode lhe gerar muita economia através do planejamento tributário, ou seja, a escolha das melhores alternativas para a redução legal do pagamento de impostos. Conte com consultores altamente especializados e focados na área de tributos.

FISCAL E TRIBUTÁRIO – A redução da carga tributária é uma preocupação constante em todas as empresas. Nas clínicas médicas não é diferente, afinal, grande parte das despesas dessas organizações são com tributos.

Através de um simples reenquadramento do regime tributário, é possível economizar um valor expressivo ao final de um ano inteiro. Além disso, as mudanças na legislação são muito frequentes, e é preciso estar atento para encontrar as melhores formas de lidar com as exigências legais.

DEPARTAMENTO PESSOAL – O departamento pessoal é muito importante, contratação de funcionários traz consigo uma série de rotinas a serem observadas. O não cumprimento das exigências relacionadas a seus funcionários pode causar muitas dores de cabeça, já que pode gerar problemas futuros, caso impostos sejam apurados e pagos de maneira equivocada, que pode provocar problemas não só com o Fisco, mas também como ações na justiça trabalhista. Então, procure uma empresa que possa garantir que sua folha e tributos estejam sendo apurados, contabilizados e recolhidos de maneira correta.

FLUXO DE CAIXA – Um fluxo de caixa sempre atualizado é essencial para a boa gestão de uma clínica médica. É através dessa ferramenta que você será capaz de saber a situação financeira da sua clínica mês a mês e concluir se ela está gerando lucro ou prejuízo. O fluxo de caixa é, basicamente, o registro de todas as transações financeiras realizadas pela clínica. À primeira vista, pode parecer apenas uma formalidade sem muita utilidade, mas a análise dos dados permite a obtenção de informações riquíssimas.

Você conseguirá separar as suas finanças pessoais das finanças da clínica, saber de onde está vindo e para onde está indo todo o dinheiro, elaborar projeções e também comparar os resultados de períodos diversos – ou então apurar a efetividade de novos projetos.

IMPOSTO DE RENDA – O imposto de renda nem sempre é uma hora fácil para profissionais de saúde, sempre ficamos com muitas dúvidas e muitas perguntas, pois nessa área existem declarações próprias também. Quais documentos devemos apresentar? Qual o tipo de declaração deve ser feita? Como deve ser feita a minha declaração de pessoa física ou pessoa jurídica e a DMED?

Neste momento o importante é ter uma empresa de contabilidade de confiança e com experiência na área, para poder lhe auxiliar e ajudar da melhor maneira possível. Com uma boa assessoria contábil você só terá vantagens nessas horas e evitará dores de cabeça futuras. Um profissional experiente pode lhe indicar todos os documentos que você precisa declarar, a melhor opção de declaração e tudo que deverá ser observado nesta hora. Além disto, pode lhe mostrar alternativas para o pagamento de um valor menor com utilização de alguns diferimentos, ou seja, valores que podem ser abatidos de sua declaração, por exemplo.

Via Primecont

Comente

Comentários

Deixe uma Dúvida