Contabilidade para startups: Conheça as vantagens e saiba como funciona

0

As startups, empresas que têm a inovação e a tecnologia como centro de suas operações, ocupam um espaço cada vez mais relevante na economia dos países.

No entanto, uma matéria publicada na Forbes norte-americana revela que 75% desses modelos de negócio não sobrevivem aos seus primeiros anos de vida.

Não há uma razão específica para que isso aconteça e, independentemente dos motivos, todo empreendedor precisa trabalhar o desenvolvimento do negócio com sabedoria.

Pensando nisso, este material tem como foco a contabilidade para startups.

O mercado é competitivo e as empresas iniciantes devem trabalhar constantemente em busca de abrir uma vantagem sobre essa concorrência.

Isso não se dá apenas no oferecimento de soluções inovadoras e na prestação de serviço de qualidade.

É preciso administrar custos de maneira inteligente, proteger o negócio dos riscos, fazer a gestão de documentos fiscais, entre outras questões fundamentais para a sobrevivência e o crescimento de uma startup.

Vamos te CONTar a importância da contabilidade para todo esse contexto.

Boa leitura!

Principais características das startups

Antes de saber mais sobre o papel da contabilidade para startups, é necessário compreender as principais características desses modelos de negócio.

Steve Blank, empreendedor norte-americano responsável pelo desenvolvimento da metodologia Customer Development — cuja principal proposta é descobrir qual o mercado e o público-alvo mais adequado para uma ideia de negócio, evitando que uma empresa seja construída com base em achismos e suposições — define uma startup como “organização projetada para buscar um modelo de negócio expansível e repetível”.

Assim chegamos às duas principais características das startups, citadas no início deste texto: inovação e tecnologia.

Basicamente, usando a tecnologia, os empreendedores criam suas startups para trazer soluções inovadoras ao mercado.

Assim, podemos pontuar como exemplos de startups no Brasil a Gympass, Quinto Andar, iFood e 99 POP.

Todas essas empresas encontraram na tecnologia uma forma de resolver problemas: se exercitar, alugar ou disponibilizar moradia para locação, solicitar delivery ou simplesmente pedir um táxi por meio da internet.

Para continuar crescendo e aprimorando os seus serviços, essas empresas precisam de investimento.

Além disso, como toda organização, devem cumprir com obrigações fiscais e tributárias e manter-se financeiramente organizada.

Tipos de contabilidade

No dicionário, os significados de contabilidade incluem a ciência que estuda os “métodos de cálculo e das técnicas de escrituração da movimentação financeira de uma empresa”, a “atividade de organizar livros comerciais ou de escriturar contas” e o “conjunto dos documentos e livros especiais em que o contabilista faz a escrituração”.

Quando se trata da contabilidade para startups, é importante conhecer os tipos de contabilidade.

Embora o conceito remeta a uma atividade geral, é importante saber como as suas áreas se relacionam com esses modelos de negócio.

Contabilidade Financeira

O objetivo principal da contabilidade financeira é rastrear, registrar e relatar as transações financeiras por meio de demonstrativos.

Esse segmento procura avaliar o passado e não o futuro dos negócios, proporcionando uma visão precisa e realista do desempenho da startup durante um período de tempo específico.

Contabilidade gerencial

Diferente da contabilidade financeira, a contabilidade gerencial olha para o futuro, planejando de que formas as operações podem ser mais eficientes ao mesmo tempo em que fornece à administração os recursos necessários para que os processos de tomada de decisões sejam infalíveis.

A contabilidade gerencial também viabiliza projetos de gerenciamento de riscos, pois, contribui para identificar ameaças contínuas e pontuais, facilita o planejamento e a simulação de cenários — especialmente quando utilizada em conjunto com a contabilidade gerencial.

Contabilidade tributária

contabilidade tributária, também chamada de contabilidade fiscal, é projetada para garantir que todas as regras tributárias e fiscais sejam seguidas pelas organizações sem fins lucrativos, contribuintes individuais e empresas — incluindo as startups.

Uma das obrigações dos contadores que prestam serviços para pessoas físicas e jurídicas é garantir que os cálculos sejam precisos e os cronogramas de pagamento e recolhimento de impostos sejam cumpridos dentro do prazo.

Empresas que não contam com o auxílio de um profissional para fazer esse serviço devem estar familiarizadas com as leis tributárias.

Do contrário, podem ser acusadas de sonegação de impostos.

Além de preparar as declarações de impostos, a contabilidade fiscal também pode ser usada para o planejamento tributário, ajudando as startups no desenvolvimento de estratégias que possam minimizar o pagamento de impostos.

Auditoria

A contabilidade em si envolve o rastreamento e o relatório de todas as atividades financeiras de uma startup.

No entanto, a auditoria é projetada para fornecer uma análise independente das atividades financeiras do negócio, por meio do registro de transações.

Nesse contexto, estão incluídos:

  • auditoria de conformidade, que visa determinar se uma empresa está em conformidade com os regulamentos;
  • auditoria financeira, que analisa a veracidade e precisão dos demonstrativos financeiros do negócio;
  • auditoria fiscal, que verifica a exatidão das declarações de imposto de renda;
  • auditoria investigativa, que procura por atividades suspeitas.

Todas esses processos de auditorias podem fazer parte da realidade de uma startup, especialmente se a empresa estiver captando investidores.

Como funciona a contabilidade das startups

No geral, a contabilidade é o centro de apoio de qualquer empresa.

Para o gerenciamento eficaz de um negócio, as informações financeiras devem estar seguras e prontamente disponíveis.

Seja para cumprir com as obrigações fiscais ou para apoiar os processos de tomada de decisão, consultar os dados financeiros é fundamental.

É sob essa perspectiva que falamos sobre o funcionamento da contabilidade para startups.

A contabilidade ajuda as startups a determinar sua produtividade e seu lucro desde a criação da empresa.

Para que isso seja possível os contadores fazem o acompanhamento do dinheiro gasto.

Como resultado, são elaboradas estratégias para economia e investimento adequado dos recursos, fundamental para a consolidação do negócio.

Há outro ponto relacionado aos investimentos em que a contabilidade tem participação especial.

Toda startup precisa fornecer informações sobre suas estimativas financeiras a bancos, investidores ou credores para obter fundos.

A contabilidade, então, possibilita que a empresa faça um plano de negócios elaborado e fiel a realidade do negócio.

Inclui, entre outros dados, as despesas mensais estimadas, previsão econômica, taxa projetada de crescimento da startup — informações de interesse de qualquer investidor.

Para o empreendedor, o resultado é uma projeção confiável das expectativas financeiras da própria empresa.

Com isso, os planos, metas e expectativas futuras se tornam cada vez mais reais e tangíveis.

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Principais vantagens da contabilidade para startups

Até aqui, você pôde compreender melhor o papel da contabilidade para startups.

Para entender melhor o seu funcionamento e a sua relevância para esse modelo de negócios, separamos as principais vantagens, item por item.

Realização de gestão de riscos

Para um empreendedor, os momentos em que o modelo de negócio é desenvolvido e a abertura da empresa em si pode ser emocionante.

Observar os primeiros passos e o crescimento, ainda que tímido, é motivador.

Entretanto, as startups precisam considerar a segurança da gestão financeira, pois, independentemente do sucesso dos primeiros passos, existem riscos que precisam ser considerados e enfrentados com cautela.

Especialmente para empreendedores inexperientes.

Adequação tributária

A tributação é um dos principais aspectos que podem dificultar a vida do empreendedor e a sustentabilidade de uma startup, especialmente no Brasil — país com legislação complexa, fiscalização ativa e multas pesadas para o descumprimento de qualquer termo da lei.

É aqui que contadores capacitados e empresas de contabilidade experientes desempenham um papel crucial no crescimento da startup.

Conhecer a legislação vigente facilita o funcionamento da empresa no geral e viabiliza a transparência exigida na hora da captação de investimentos.

Orienta, ainda, o pagamento adequado de acordo com o tamanho da empresa, número de colaboradores, natureza de operações, entre outros quesitos que influenciam nas taxas pagas ao governo.

Além disso, muita gente não sabe, mas é possível economizar no pagamento de impostos sem ferir a legislação tributária. 

Um bom contador sabe exatamente como uma startup pode fazer isso, oferecendo as orientações adequadas para que otimize custos ao mesmo tempo em que cumpre suas obrigações.

Cumprimento das obrigações acessórias

Pegando o gancho das adequações tributárias, a contabilidade para startups também contribui para o cumprimento e controle das obrigações acessórias de uma startup.

As obrigações acessórias são deveres administrativos das empresas e podem variar de acordo com o tamanho da empresa.

No caso das optantes pelo Simples Nacional, incluem:

  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS);
  • Declaração de serviços;
  • Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA);
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
  • Emissão de notas fiscais;
  • Envio de relatórios e outros dados obrigatórios da folha de pagamentos a órgãos públicos;
  • Escrituração contábil;
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O empreendedor que escolher emitir todos esses dados sem a ajuda de uma empresa especializada pode cometer deslizes que levam às multas.

Em alguns casos, o pagamento pode ser tão pesado que obriga a startup a encerrar suas atividades.

Identificação de boas oportunidades

No geral, processos contábeis fornecem insights baseados em dados, o que otimiza e traz mais qualidade a tomada de decisão, facilitando que boas oportunidades sejam identificadas.

Um empreendedor não pode agir guiado apenas por sua intuição.

Os relatórios precisos gerados pela contabilidade faz revelações valiosas sobre o andamento da empresa e possibilita uma boa análise sobre o futuro.

Gestão de documentos contábeis

Os documentos contábeis são fundamentais para questões internas e externas.

Como pontuamos no decorrer deste artigo, a gestão dessas informações proporcionam uma empresa orientada a resultados, que faz avaliações precisas e reais sobre o seu desempenho, controlando suas finanças de maneira adequada.

Assim, da mesma forma que esses dados revelam o caminho necessário para alcançar a escalabilidade, também contribuem na conquista por investidores, já que comprovam a saúde do negócio e o seu potencial de crescimento.

Para que isso seja possível, é necessário trabalhar com dados atualizados, confiáveis e relevantes.

Os documentos que possibilitam esse controle são:

  • Balanço Patrimonial (BP);
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
  • Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC);
  • Relatórios de indicadores financeiros.

Contar com o apoio de uma empresa de contabilidade segue o mesmo princípio das obrigações acessórias: facilita que todos esses requisitos sejam preenchidos corretamente.

Dessa forma, aumenta a chance da empresa atingir seus objetivos com sucesso.

Facilita o cumprimento de outras obrigações

Nem só de investidores e pagamentos de impostos e taxas vive uma startup.

Conforme a empresa cresce, surge a necessidade de contratar profissionais.

Gerenciar contratações, demissões e folhas de pagamento também envolvem a contabilidade, e pode gerar muita dor de cabeça se esse serviço não for desempenhado com excelência.

O apoio do contador é fundamental para evitar problemas.

Quais são os diferenciais da WeCont

Somos especialistas em transformar ideias em negócios viáveis.

De negócios viáveis, surgem grandes operações.

E aqui na WeCont estamos prontos para contribuir com a sua empresa nesse processo.

Sabemos que você paga muito imposto e essas obrigações fiscais podem comprometer o orçamento, a lucratividade e a rentabilidade do negócio.

Pensando nisso, a WeCont se dedica a ser parceira da sua startup, facilitando o crescimento da empresa e dos lucros obtidos.

A WeCont aplica estratégias digitais e inovadoras com o objetivo de reduzir seus custos — mesmo aqueles relacionados a questões obrigatórias, como o pagamento de impostos — e viabilizar o desenvolvimento da empresa com agilidade e simplicidade, minimizando as dores de cabeça com assuntos complexos como as questões tributárias, financeiras e assuntos relacionados à legislação.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Fone: We Cont