Um paciente é diagnosticado de forma errada. Erro da auditoria contábil prejudica uma empresa. Uma intervenção dentária incorreta provoca danos estéticos em um cliente. Derrota no tribunal é decorrente de um erro na tese de defesa. Materiais empregados de forma imprópria levam construção à queda. Uma omissão na escolha de seguradora leva ao cancelamento do contrato de um cliente.

QUOTE 1.001

Todas estas situações parecem —  e são trágicas. E, para quem não pertence ao ramo profissional em que cada uma delas acontece, pode-se pensar que são situações raras. No entanto, os riscos mencionados fazem parte do dia a dia de profissionais importantes, com muitas atribuições diárias. Imagine trabalhar sem a tranquilidade de contar com um seguro para cobrir estes erros possíveis? São médicos, contabilistas, dentistas, advogados, engenheiros e arquitetos, corretores de seguros e corretores de imóveis. São os profissionais que podem ser levados a responder judicialmente a pagar muito caro por seus erros.

O que é o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional existe para proteger e reembolsar as quantias pelas quais os segurados vierem a ser responsáveis civilmente, por danos involuntários materiais ou corporais causados à terceiros. Conhecido como E&O, de Erros e Omissões, do inglês Errors & Omissions, é uma modalidade de seguro que, graças à maior e constante conscientização dos profissionais, vem ganhando mais e mais espaço no mercado brasileiro, depois de se firmar em mercados como o norte-americano e europeu.

2.001

É importante tornar claro o que caracteriza uma responsabilidade civil: é aquela caracterizada pela falta de intenção de prejudicar o outro. Ou seja,  possibilidades existentes no dia a dia dos mais diversos profissionais.

Quando um profissional torna-se segurado nesta modalidade, contrata uma apólice que prevê o pagamento dos prejuízos decorrentes de seus atos, até o limite da cobertura contratada, e pela qual quantia a qual o segurado vier a ser responsável civilmente ou em acordo autorizado pela seguradora, relativo à reparação dos danos causados a terceiros.

Cobertura para diversas situações e profissões.

Como existem riscos diferentes e peculiaridades em cada profissão, as apólices são diferenciadas. Um exemplo: enquanto o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional Engenheiros e Arquitetos de Protector prevê, entre as coberturas acessórias, proteção para serviços relacionados a atividades de petróleo e gás em alto mar, oSeguro de Responsabilidade Civil Profissional Corretores de Imóveis tem cobertura para eventuais despesas de defesas e indenizações em casos que for comprovado erros de avaliação de bens. Como se pode ver, são necessidades específicas e coberturas personalizadas, neste caso oferecidas por Protector.

As atividades cobertas por este tipo de seguro são sempre aquelas que têm um código de ética ou um estatuto oficial, estabelecidos por conselhos e ordens profissionais que regulamentam as respectivas profissões. Assim, as seguradores tem todas as condições para fazer a avaliação dos riscos —  analisando, caso a caso, e decidindo pela aceitação ou não, do candidato a segurado.

3.001

Entre as coberturas com a quais um profissional protegido pelo Seguro de Responsabilidade Civil Profissional Protector conta, variando de acordo com cada profissão, estão gastos com defesas judiciais; custos de indenização por condenações, acordos e ressarcimentos pedidos por terceiros; custos emergenciais para minimizar ou evitar reclamações futuras; despesas suplementares e compensação por dias de afastamento do trabalho; defesa por acusação em casos de calúnia, injúria ou difamação, entre muitas outras.

 

Crescimento da necessidade, incremento no seguro.

Profissionais liberais os mais diversos, como dentistas, contabilistas, advogados, arquitetos, engenheiros, entre outros, cada vez mais começaram a serem alvos de ações judiciais movidas por clientes insatisfeitos com seus serviços. Assim, passaram a procurar proteção.

O público consumidor, de forma geral, passou a ter uma maior conscientização de seus direitos. Assim, seu padrão de excelência e de exigência aumentou. Quando os mesmos são ameaçados, ou presume-se que ouve um erro ou omissão do profissional responsável por serviço prestado, o consumidor tende a buscar seus direitos. Cientes e preocupadas com este padrão, é natural que as empresas prestadoras de serviço, que empregam muitos destes profissionais, comecem também a exigir que os mesmos estejam protegidos em caso de eventual reclamação de terceiro.

4.001

É importante frisar: esta procura pode ser uma iniciativa individual ou coletiva. A coletiva se dá no caso em que associações de classe, conselhos profissionais e sindicatos se organizam para oferecer o seguro para seus associados. Isto possibilita uma alternativa de redução de custo do seguro. É óbvio que os casos são independentes e é preciso consultar os corretores para se ter informações mais claras. No site de Protector, acessando os produtos diversos, pode-se fazer simulações dos custos de contratação, de acordo com o valor de cobertura desejado.

6.001

Cultura brasileira.

Como dito, com a conscientização cada vez maior que as pessoas passam a ter de seus direitos, a tendência é que exijam mais reparação. Com isto, a necessidade de um profissional estar segurado cresce exponencialmente. É um fato cultural que, em breve, deve se aproximar de países como os Estados Unidos, que já têm uma forte cultura do produto.

O contratante de um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional deve ter em mente que estar segurado é poder contar com uma proteção para seu patrimônio e reputação. São eles que estarão protegidos no caso em que se entenda que a prestação de seu serviço causou algum erro ou omissão.

5.001Uma comparação simples e efetiva: as pessoas costumam segurar seus bens, sabendo o valor que eles têm. Será que elas têm consciência do tamanho da perda que terão, decorrente da responsabilização por um dano  a terceiro? E embora o prejuízo financeiro possa ser altíssimo, há ainda o prejuízo pessoal. Uma carreira profissional pode chegar ao fim pelo prejuízo proporcionado a um terceiro.

Se o profissional entende que, de alguma forma, ainda que involuntariamente, pode causar risco a alguém, deve considerar seriamente a contratação deste seguro.

Intervenção imediata e rapidez no atendimento.

Naturalmente, sendo o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional uma modalidade de seguro cuja amortização das consequências pode se dar com a rapidez com que o caso é trato, é importante poder contar com um seguro em que a agilidade está entre seus mais caros diferenciais.

Aplicativo móvel de Protector: proteção na mão dos segurados.

Segurados Protector, para estes casos, contam com um

serviço chamado Sala de Emergência, uma plataforma de atendimento diferenciado e exclusivo. Através deste, o cliente tem acesso a uma equipe de especialistas para auxiliá-lo em caso de eventuais dúvidas sobre seu seguro e coberturas, sinistros e demais casos relacionados à sua atividade profissional. O Segurado obterá orientação mesmo que a situação apresentada se encontre fora da cobertura contratada.

Este serviço e os mais diversos, como detalhes do plano, mudança de formas de pagamento e, o mais importante, notificação de sinistros com um clique, podem ser acessados através de um exclusivo aplicativo móvel, oMeu Protector, disponível para sistemas iOS (iPhones) e Android, com download totalmente grátis.

7.001

Já para os seus corretores de seguro, a empresa desenvolveu a Central do Corretor, com funcionalidades que permitem que o corretor consulte em tempo real o número de segurados ativos, renovações e prospecções pendentes. O aplicativo móvel permite também que o corretor envie campanhas personalizadas de marketing, criando maior possibilidade de conversão e melhorando sua comunicação com seus clientes. Outra funcionalidade do aplicativo é disponibilizar para o corretor um exclusivo mapa de geolocalização dos segurados, além de mostrar as últimas novidades sobre o Protector.

Além disso, a apólice contratada pelos Segurados Protector tem abrangência em todo o território nacional, e pode ser contratada em 5 minutos, garantindo cobertura imediata.

ACESSE AGORA E SAIBA MAIS!

[useful_banner_manager banners=7 count=1]