Contabilista vira peça-chave na gestão da empresa durante a crise

0
105

Em um cenário econômico incerto, o papel do profissional de Contabilidade torna-se cada vez mais estratégico nas empresas. Neste 25 de abril, quando se comemora o dia do Contabilista, nunca se pensou tanto na importância desse especialista. Ao aliar instrução técnica e conhecimento dos negócios, o Contabilista pode criar instrumentos e fornecer informações essenciais para auxiliar o empreendedor na tomada de decisões.

Essa relevância deve-se ao fato de que passam pelo Contabilista todos os dados de desempenho financeiro da empresa. Ele pode exercer uma função fundamental ao identificar acertos e falhas de gestão e de operações, avaliar a performance e os resultados e, assim, alertar o empresário sobre os próximos passos do negócio.

Nesse sentido, o Contabilista pode assumir um papel de consultor do empreendedor, indicando medidas eficazes para a gestão de custos, com o objetivo de proteger o patrimônio da empresa e de aprimorar o ambiente de negócios. Quando o Contabilista adota essa postura ativa, ele consegue se colocar como um parceiro crítico para o sucesso de seus clientes. Ou seja, estabelece-se uma relação de confiança entre empresários e Contabilistas. Em momentos de crise, essa competência e o conhecimento do profissional são essenciais.

O Contabilista consegue contribuir em várias outras frentes, como planejamento tributário, gestão de processos e até otimização de estoques. Isso cria condições para que esse profissional apoie o empresário na definição das diretrizes do seu negócio e ainda evita possíveis autuações fiscais.

Para que isso ocorra, o Contabilista deve abrir mão da linguagem técnica, evitando o uso de jargões conhecidos apenas entre os profissionais da área. Esse é um caminho para gerar maior empatia e confiança com os clientes.
Tomar a decisão correta no momento certo pode ser um passo decisivo para enfrentar as dificuldades, sobretudo em momentos de crise. Quem conta com o apoio de um bom Contabilista terá um diferencial relevante em mãos. Para ser esse profissional de alto rendimento, além de proatividade e proximidade com o cliente, para a compreensão das necessidades e dos desafios da empresa, devem ser aliadas características como ética e conhecimento técnico.

Só atinge o alto rendimento o profissional que aproveita os benefícios da tecnologia, com objetivo de aumentar sua produtividade e eficiência. Por meio do uso de soluções tecnológicas que integram informações essenciais, o Contabilista ganha agilidade para driblar uma rotina de trabalho cada vez mais atribulada. Contar com bons fornecedores de sistemas de gestão contribui para que o Contabilista foque em atividades prioritárias para a sustentabilidade da sua própria empresa.

Se há cinco anos o mercado sofreu com a escassez de especialistas qualificados, o Conselho Federal de Contabilidade já registra atualmente mais de 520 mil Contabilistas ativos em todo o Brasil. A mudança do perfil, que combina tarefas operacionais com visão estratégica, se valendo dos benefícios da tecnologia, tem colaborado para a valorização da profissão. A atualização constante e o uso de ferramentas e sistemas que otimizam o trabalho são fatores que auxiliam na produtividade e na eficiência do trabalho e podem garantir o sucesso da categoria, assim como a celebração de muitos dias do Contabilista.

Por Jorge Santos Carneiro, presidente da Sage no Brasil