Portrait Of A Happy Young Accountant Calculating Invoice

A maioria dos conteúdos que lemos relacionados aos profissionais de contabilidade são bastante técnicos. Atualizações na legislação, dicas para aumentar a produtividade, técnicas para melhor atender aos clientes e detalhes relacionados à organização empresarial predominam nas matérias e notícias dessa área. Porém, que tal relaxar um pouco e conhecer algumas curiosidades sobre a profissão de contador.

Nesse artigo, separamos uma série delas que mostram que esses profissionais são muito mais do que meros analistas de números. As curiosidades envolvem não apenas a profissão em si, mas também profissionais que fizeram sucesso mundo afora em outras áreas, mas que antes contaram com uma boa bagagem nos estudos de contabilidade.

1. Quando a Contabilidade foi organizada no Brasil?

Embora as funções de um profissional de Contabilidade sejam exercidas no Brasil praticamente desde a época do descobrimento, a primeira instituição educacional relacionada à área só foi criada em 1869, na cidade do Rio de Janeiro. Na época, os interessados em seguir essa área procuravam a Associação dos Guarda-Livros da Corte. Foi o princípio da organização da classe contábil.

2. E a primeira faculdade de Contabilidade do Brasil, quando surgiu?

Oferta Especial!

Por volta de 1905, os diplomas da Academia do Comércio do Rio de Janeiro e da Escola Prática de Comércio de São Paulo passaram a ser considerados oficiais na formação dos profissionais de contabilidade. Era um embrião do que viriam a ser as faculdades de Contabilidade espalhadas por todo o Brasil.

3. 70 anos do reconhecimento da profissão no Brasil

Quando Getúlio Vargas foi deposto do seu primeiro mandato, em outubro de 1945, quem assumiu a presidência foi o militar Eurico Gaspar Dutra, em 31 de janeiro de 1946. É dele o Decreto Lei 9.295/46 que reconhece a profissão de contador como oficial no Brasil. Dois outros nomes são importantes nesse reconhecimento: o dos professores Francisco D’Áurea e Hilário Franco.

4. Vagas para contadores no FBI

Você sabia que o FBI (Federal Bureau of Investigation), a unidade do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, é uma das entidades que mais empregam contadores no mundo? Para dar conta de todos os trâmites burocráticos da entidade, estima-se hoje que existam mais de 2 mil profissionais empregados no órgão. Estudar bastante e tentar uma vaga para trabalhar lá não parece ser uma má ideia, não é mesmo?

5. O contador mais querido do Brasil

Você sabia que o apresentador Silvio Santos é formado em Contabilidade? Senor Abravanel, o dono do SBT, é formado pela Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti. Hoje, além do seu carisma que o transformou em um dos comunicadores mais populares do Brasil, Silvio Santos conduz ainda um verdadeiro império no mundo dos negócios. Certamente, os conhecimentos de contabilidade que ele aprendeu ao longo da vida foram fundamentais para que ele chegasse onde chegou.

6. Like a Rolling Stone

Se você apresentar um relatório fiscal ou um balanço contábil para o cantor Mick Jagger, vocalista da banda Rolling Stones, não se espante pelo fato de que ele provavelmente saberá interpretar o documento muito bem. Ele é graduado em Contabilidade, assim como também o são os músicos Robert Plant e Kenny G. Porém, o sucesso longe dos livros contábeis falou mais alto e todos fizeram muito sucesso na carreira musical.

7. Qual é o Dia do Contador?

Há muita confusão sobre qual é o dia certo para se comemorar o “Dia do Contador” no Brasil. Popularmente, quatro datas são aceitas, mas cada uma delas têm um significado diferente. Vamos conhecer as diferenças:

  • 14 de janeiro – Dia do Empresário de Contabilidade
  • 25 de abril – Dia do Contabilista e do patrono da classe contábil, o ex-senador e ex-deputado federal João Lyra. Uma curiosidade: ele é o avô de Fernando Collor de Melo, ex-presidente da República
  • 21 de setembro – Dia de São Mateus, o santo padroeiro dos contabilistas
  • 22 de setembro – Dia do Contador

Via sage

Comente no Facebook

Comentários