Contador: Como a comunicação nas empresas pode ajudar seu escritório contábil

Já percebeu como a sua empresa contábil é um verdadeiro organismo? Várias tarefas em andamento, pessoas circulando, telefone tocando, documentos recebidos, processados e enviados… É como um fluxo de trânsito: sem fluidez, podem acontecer acidentes. E é para evitar isso que existe o conceito de comunicação nas empresas.

Dentro das organizações, a comunicação corporativa serve para viabilizar a conexão entre os colaboradores e destes com a gestão da organização. De  forma que todos possam trabalhar em sintonia. Ou seja, ela é essencial para que todo esse organismo continue vivo, positivo e operante!

Quer entender melhor como praticar uma boa comunicação empresarial e garantir que o seu escritório contábil esteja sempre evoluindo? Então continue essa leitura!

Como a comunicação nas empresas pode ajudar seu escritório contábil a vender mais

1. Mais que um grupo de colaboradores, tenha um time de campeões 

Nada pior que trabalhar em um lugar onde as pessoas não se comunicam, não é verdade?  Além de contribuir para o esgotamento mental dos seus funcionários, também é ruim para os resultados do seu escritório. 

Considerando isso, você acha que seu time tem se comunicado bem?

Para responder a essa pergunta, observe os seguintes aspectos:

  • Seu escritório faz muitos trabalhos duplicados? 
  • Muitas tarefas ficam para trás? 
  • Há ocasiões em que a mesma falha acontece mais de uma vez?

Então, todos esses problemas são sintomas de falhas na comunicação.

Trabalhos duplicados, por exemplo, podem acontecer, porque um colaborador finalizou a tarefa, mas não informou aos demais. 

Da mesma forma, quando tarefas importantes são deixadas para trás, é sinal que a equipe achou que alguém tinha feito, mas não foi o caso. 

Por fim, se o mesmo erro continua acontecendo, é porque, quem notou a falha na primeira vez, não comunicou o time. 

Viu como pequenos ruídos na comunicação podem trazer grandes dores de cabeça para o seu escritório ?

Seus funcionários precisam estar cientes de que, embora as metas individuais sejam fundamentais, elas jamais devem vir de encontro às coletivas. Isso é a definição de um time! =)

É neste sentido que a comunicação nas empresas é essencial para manter seus colaboradores unidos e focados. Lembre-se: o objetivo de todos deve ser sempre um só: trazer o melhor resultado para os clientes da sua empresa contábil, sempre!

2. Dê adeus aos robozinhos cumpridores de tarefas e olá a colaboradores conscientes e estratégicos

Essa tirinha é dos anos 90 e mostra uma  linha de produção industrial. A ironia, entretanto, representa a realidade de muitas empresas até hoje. 

Um funcionário que cumpre apenas as suas tarefas, mas desconhece a cadeia de processos como um todo, tende a ser um mero robozinho.

E isso não é nada bom para o seu escritório. 

Você precisa de pessoas criativas e conscientes. Pessoas que sejam capazes de desenvolver soluções para os problemas que aparecem no dia a dia. 

E isso é possível com a prática da comunicação nas empresas!

Para ter um time proativo e estratégico, e não meramente executor, você precisa se comunicar com seus colaboradores. Mais que isso: precisa incentivá-los a se comunicarem uns com os outros. 

Quando uma pessoa entende o todo, ela consegue enxergar seu papel e importância. Isso a ajuda a trabalhar mais focada nos resultados comuns da equipe. 

3. “Diga aos seus funcionários que fiquem”

Parafraseando a célebre frase de Dom Pedro I no “Dia do Fico” lá no século XIX: “Se for para o bem do escritório e felicidade geral, digo aos meus colaboradores que fiquem”, pelo menos por algum tempo 

Brincadeiras à parte, ter uma rotatividade de funcionários muito alta na sua empresa contábil, pode realmente minar a produtividade da sua equipe. Isso porque, recomeçar o treinamento de um novo funcionário do zero toda hora demanda tempo.

Mas e aí, como evitar que essas baixas sejam constantes?

Em primeiro lugar, você precisa de uma boa Gestão de Pessoas. Em segundo, mas não menos importante, você precisa de comunicação!

Pois é, a comunicação nas empresas também é fundamental para uma maior de permanência dos colaboradores no seu escritório. O motivo é que, pessoas inteiradas no ambiente corporativo, se sentem mais relevantes e, logo, mais motivadas a continuar no trabalho.

É como um casamento: se o relacionamento é verdadeiro, transparente e tem sintonia, as chances de divórcio consequentemente diminuem. 

Com uma comunicação eficaz, é possível cultivar o comprometimento e fidelidade dos seus colaboradores. Desta forma eles ficarão tão apaixonados pela sua empresa, quanto você.

4. Ajudar novos colaboradores a vestir a camisa você deve

Caso você não seja fã de Star Wars, esse subtítulo é uma referência a Yoda. Um sábio mestre que sempre aparecia na saga para compartilhar seus conhecimentos ancestrais.

E se tem algo que o Yoda concordaria, é a importância de fazer uma super mega blaster recepção de boas vindas a todo novo colaborador que chega em uma empresa.

Além de vestir a camisa do seu escritório contábil, seu time precisa estimular novos jogadores a fazerem o mesmo. Felizmente essa missão se torna muito mais fácil com a ajuda da comunicação nas empresas

Uma comunicação organizacional bem estabelecida (ou seja: missão e valores claros) torna a tarefa de incluir um novo membro na equipe algo bem mais simples.  

Quando um integrante chega na empresa, é essencial que ele não fique isolado e se adapte o mais rápido possível. Então, não deixe que nenhuma barreira seja levantada neste momento. 

Mostre sempre aos novatos que eles podem fazer perguntas e propor melhorias. Além disso, estimule a cooperação mútua e o relacionamento interpessoal como prática inerente do trabalho no seu escritório.

Lembre-se: a força precisa estar com todos!

5. A comunicação nas empresas ajuda a acabar com o telefone sem fio no ambiente de trabalho

Boatos e rumores estão entre os problemas que mais contribuem para transformar o local de trabalho em um ambiente tóxico e desmotivador. E esse tipo de coisa geralmente é causado por informações mal distribuídas entre os gestores e a equipe. 

Por exemplo, imagine que você comente casualmente que pretende trocar os diretores de dois departamentos. Colocar o diretor do departamento fiscal no legal e vice-versa.

Essa informação com certeza irá se espalhar. Porém, enquanto circula pelo escritório, um detalhe ou outro pode ganhar mais relevância do que deveria, ou, mesmo ser omitido. 

O resultado é que, quando todo mundo estiver sabendo da novidade, a versão da história que todos estarão acreditando, é que você vai demitir um dos diretores. Imagine o caos que isso seria?

É por que isso que investir em comunicação nas empresas ajuda a desencorajar o surgimento de fofocas e a colaborar para a manutenção de um diálogo mais inclusivo e produtivo entre os funcionários e a administração. 

Dito isso: estimule o papo reto e respeitoso no seu escritório, sempre! 

6. Ter uma equipe bem informada é fundamental em momentos de crise

Abrir Empresa

Torçamos para que não, porém, caso haja uma crise no seu escritório, ter uma equipe consciente e bem engajada com os seus valores, é essencial. Isso vai te ajudar demais a se recuperar da tempestade, alçar as velas e voltar para o mar. 

E isso só é possível se a sua empresa tiver uma comunicação organizacional forte. Isso mesmo, não tem como esperar comprometimento de funcionários que sequer entendem a missão do seu escritório contábil. 

Uma boa forma de manter sua equipe motivada é abrir espaço para que os colaboradores possam contribuir com sugestões em decisões estratégicas da empresa. Isso faz com que eles se sintam co-responsáveis e dispostos a lutar para atingir o melhor desempenho para o seu escritório sempre.

E chegamos ao fim de mais um conteúdo do nosso Blog. E aí, conseguiu entender como a comunicação nas empresas é essencial para atingir resultados? Então comece a aplicar no seu escritório agora mesmo!

Fonte: Gestta