Contador: Como atrair mais clientes para o seu escritório de contabilidade usando a internet

Um dos grandes desafios enfrentados pelos profissionais de contabilidade é o de angariar mais clientes. 

Muitas vezes essa dificuldade aparece por não haver conhecimento de como atrair. Outra dificuldade pode ser a competitividade de mercado, que é muito grande. 

Para ter um crescimento rápido da sua carteira de clientes na contabilidade, uma boa estratégia é contar com as novas tecnologias

Se seu escritório já está estabelecido em sua região, está na hora de dar um salto e adquirir mais clientes. 

Neste artigo, mostraremos algumas opções que podem ser implantadas em seu escritório para que ele atinja outros níveis. 

Com essas dicas será possível que você vincule-se a outras empresas, através do reconhecimento da excelência do serviço prestado por você. 

Confira as estratégias a seguir e aumente sua prospecção de clientes.

Atraia clientes para o seu escritório de contabilidade usando a internet

Crie personas

A definição de personas será crucial para implementar o marketing digital em seu escritório. 

As personas são mais específicas do que o famoso “público alvo”, pois trata-se da criação de personagens que representam o tipo de cliente que seu escritório atende.

Porém, elas não são desenvolvidas do nada. 

Devem ser feitas pesquisas com consumidores reais de seu serviço, apontando preferências, dúvidas e outras observações, para que seja traçado o perfil de uma ou mais personas. 

Sim, pois um negócio pode ter mais de uma persona. Isso porque, se você oferece diversos produtos, cada um pode ter um público diferente.

Marketing de Conteúdo

Se você já tem uma quantidade satisfatória de clientes sem utilizar a internet, imagina com o auxílio dela! 

Um bom começo é criar um site para o seu negócio, caso ele já não tenha. É importante que esse site tenha um espaço para blog, para que você coloque seus clientes, e potenciais clientes, em contato com conteúdos relevantes.

Mas, antes de sair produzindo conteúdos, pense em como é o seu público, e o que fará diferença para eles. 

Assim, será possível segmentar e oferecer conteúdos para nutrir até mesmo potenciais clientes. 

E lembre-se: o texto precisa ser otimizado para SEO, ou seja, é preciso otimizar os textos para os buscadores, como o Google. 

Além de contar com um site, lembre-se de utilizar também as redes sociais, blogs e e-mail marketing. 

Tudo isso baseado no Código de Ética do Contador.

Tenha sempre em mente qual o tipo de cliente você deseja adquirir. Essa definição, para o marketing digital, é conhecido como persona. 

Estudando as qualidades e necessidades de quem você atende, será possível chegar a um perfil ideal. A partir da elaboração da sua persona, você começará a agir com a ajuda do marketing de conteúdo.

Exemplo: caso o seu escritório foque no atendimento de pessoas jurídicas, já sabemos que não é interessante produzir conteúdos voltados para pessoas físicas. 

Assim, você delimita o seu foco.

Crie materiais ricos

Além dos artigos, crie guias e e-books e ofereça gratuitamente para seus seguidores, atraindo mais visitas e possíveis clientes.

 Assim, você estará mostrando os pontos fortes de seu escritório de contabilidade. O mais importante aqui é deixar em destaque o pedagógico e não fazer propaganda. Você se mostrará como autoridade compartilhando conteúdos de valor.

Use o marketing tradicional

Dizer marketing tradicional significa dar valor também para as mídias offline. Nada como atividades presenciais, como workshops e cursos.

Pode ser até mesmo que o público que forma a sua persona não possua vínculos com o meio digital. Dessa forma, a melhor abordagem será pelo marketing tradicional. A melhor estratégia será sempre a que o seu público se adapta melhor.

Muitos clientes, por exemplo, apreciam muito os brindes relacionados à marca, feiras e congressos.

Estabeleça seus diferenciais

A área de contabilidade tem muita competição. Inclusive, existem muitos outros escritórios que fazem o mesmo tipo de serviço que você. Por isso, você precisa criar diferenciais.

Um bom exemplo de ferramenta que poderá te auxiliar nesse processo é a Análise SWOT, que identifica forças e fraquezas de seu escritório, preparando-o para oportunidades futuras. Ela também ajuda a esclarecer o que seu concorrente entrega, além de suas fraquezas.

Pontos diferenciais podem ser o atendimento personalizado, tecnologia de ponta e respostas rápidas. Caso você tenha serviços mais generalistas, também é possível concentrar-se em nichos. Vamos explicar melhor no próximo item.

Segmentação de mercado

Foque seus planos estratégicas em segmentos específicos do mercado. Você pode se focar em empresas de uma determinada atividade, ou em escritórios de advocacia, por exemplo.

Quanto mais segmentado for o seu mercado, mais personalizados poderão ser seus serviços e conteúdos. Isso aproximará você de seus clientes.

Foque na identidade visual

Como já dito, o visual de seu site será muito importante nesse processo. Mas aqui, não estamos falando apenas de seu site, e sim de tudo o que a representa visualmente, o design como um todo.

Talvez sua identidade visual atual não esteja deixando transparecer o verdadeiro potencial de seu escritório de contabilidade. Nesses casos, vale muito a pena reformular o visual, ainda mais se seu escritório estiver mudando de foco.

Apoie as indicações

Valorize a sua base fiel de clientes e aproveite para conseguir indicações através deles. Você pode conseguir isso através de bonificações e prêmios para quem indicar, como descontos, isenção de taxas e mensalidades, entre outros.

Nem todas as estratégias acima se aplicarão a todos os escritórios. Veja o que é melhor para a sua empresa e o que dará mais retorno, e invista nessas alternativas. 

Tenha sempre em mente que todas elas exigirão algum tipo de investimento, seja tempo, pessoal ou financeiro.

Independentemente da quantidade de investimento, todas as estratégias escolhidas precisarão trazer algum retorno. Caso contrário, não vale a pena, certo?

Assim, mais importante do que implantar certas medidas, será acompanhá-las periodicamente para saber se está surtindo efeito. Não necessariamente você precisará cortar estratégias por não estarem rendendo, mas poderá ajustá-las.

Comenta aí, o que você faz para trazer mais clientes para o seu negócio?

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