Contador: Saiba como seu serviço pode ser mais rentável e valorizado

0

Dentre os serviços mais comuns e inerentes aos contadores à contabilidade está o cumprimento de obrigações, a gestão, escrituração contábil, processamento de folha de pagamento, dentre outras atividades.

Mas atualmente, também é preciso traçar estratégias que garante maior rentabilidade aos seus serviços e, consequentemente, a devida valorização do seu trabalho.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você – profissional da área, possa analisar como tem agido e  o que fazer para melhorar a apresentação até mesmo daqueles trabalhos  que precisam ser feitos por um profissional contábil.

Primeiramente, vamos falar sobre aqueles que serviços que fazem parte da rotina do contador:  

Abertura e fechamento de empresa

Esta é uma etapa muito importante para a empresa e, para garantir o cumprimento de todos os requisitos básicos, é necessário ter o apoio de um contador que poderá lhe orientar sobre o tipo e regime tributário de sua empresa, como fazer a gestão do negócio, inclusive o plano de serviços contábeis que melhor irá atender o empresário e seu ramo de atividades.

São alguns aspectos fundamentais para garantir o sucesso da empresa e, se porventura for necessário efetuar seu fechamento, o profissional também irá e auxiliar;

Escrituração

Esta é uma das obrigações da empresa e deve ser feita corretamente. Para isso, é necessário reunir todos os documentos e informações, balancetes e fazer a emissão de livros contábeis.

Nesta etapa são registradas todas as movimentações financeiras da empresa, bem como, das contas e créditos.

Assim como vários setores, o profissional também pode contar com opções de registro via internet para facilitar o acesso á todos os dados: se trata da contabilidade online;

Guias e certidões

A apuração dos impostos resulta nas guias que devem ser pagas pela empresa. Porém, se o profissional quiser se aprofundar mais nas informações e fazer uma assessoria, poder reavaliar o regime de tributação, a fim de encontrar uma opção mais vantajosa.

Além disso, é de responsabilidade do contador emitir as Certidões Negativas conhecidas como CNDs para acompanhar todas as obrigações tributárias e acessórias; 

Folha de Pagamento

Também cabe ao contador o processo de acompanhamento das folhas de pagamento dos empregados, além das guias de INSS, FGTS, pagamento de 13º, férias, bem como, o registro dos dados no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados); 

Gestão de Funcionários

Todas as movimentações alusivas à funcionários como contratação e demissão também pode ficar à cargo dos contadores, além da emissão de todos os documentos do contratante e contratado, além dos respectivos cálculos; 

Obrigações Acessórias

Por mais que pareça burocrático, o acompanhamento e entrega das obrigações acessórias também devem ser feitas por um contador.

Dentre os principais documentos alusivos às obrigações acessórias estão: a Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF); a Declaração de Informações Fiscais e Socioeconômica (DEFIS) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Planejamento Tributário

Falamos acima que a assessoria para o planejamento tributário é algo muito importante e deve estar entre os serviços contábeis. Através disso, o profissional poderá analisar todos os dados da empresa e buscar as melhores possibilidades de pagamentos de impostos e, assim, diminuir as obrigações acessórias. 

Rentabilidade 

A prestação do profissional contábil está diretamente ligada aos serviços que facilitem e melhorem a vida do empresário, resultando em maiores lucros.

Não basta apenas resolver os problemas burocráticos da empresa, é preciso trazer retorno ao negócio, então, é preciso demonstrar o seu valor através de estratégias e não apenas se manter nos serviços tradicionais.

Por isso, destacamos os serviços de contabilidade que realmente são considerados lucrativos e o principal deles, é a utilização da tecnologia à seu favor. Entenda: 

Contabilidade Digital

Esta é uma das ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar a escrituração contábil e o acesso à todas as informações de seus clientes e, para o empresário isso também traz segurança na organização de todos os processos da empresa o que fará diferença na tomada de decisões;

Consultoria Financeira

As empresas estão com dificuldades na área financeira, principalmente durante a pandemia, quando muitas se endividaram para manter suas obrigações.

Aqui entra o profissional contábil que dará uma consultoria financeira empresarial a fim de buscar soluções para os problemas financeiros;

Contabilidade Gerencial

Esta é a contabilidade de gestão de procedimentos e técnicas contábeis que visam fornecer informações importantes para que os empresários tomem decisões em suas empresas.

Com base nas informações que possui, pode elaborar orçamentos e analisar o mercado para auxiliar na definição de metas do negócio;

Planejamento

Através do planejamento estratégico são feitas as previsões e metas, além da reorganização de seu negócio para que seja impulsionado os lucros, por isso, o contador pode fazer um planejamento estratégico para o próximo ano e ganhar a confiança do empresário que busca o apoio de pessoas interessadas em crescimento;

Valor da Empresa

Se trata de um serviço (Business Valuation) que prevê a estimativa de valor da empresa, desta forma, o profissional contábil pode somar modelos quantitativos e a percepção de mercado para estipular tal valor.

Isso é utilizado na definição de metas e solução de problemas, além de auxiliar nas negociações entre investidores e sócios; 

Novas Estratégias

Falamos que as estratégias auxiliar na melhoria dos serviços, mas você também precisa ouvir e saber o que seu cliente quer e mostrar o que ele também precisa a partir das informações da empresa.

A partir disso, crie novas formas de apresentar seu trabalho que deixe o empresário interessado e que gere rendimentos à empresa para que você também veja rentabilidade no seu negócio, em outras palavras, é preciso criar a necessidade em seu cliente.

Mostre todos os problemas da empresa e as consequências que trarão, mas demonstre sua preocupação e apresente soluções e quais valores ele irá gastar para se manter em dia.

Este é um resumo da contabilidade consultiva que garante a realização dos serviços contábeis de forma a aproximar profissional e cliente.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Samara Arruda