‘Isso foi estranho’, eu pensei quando desliguei o telefone. Eu tinha acabado de passar os últimos 30 minutos no telefone com um cliente falando qual graduação sua filha deveria fazer e o quais universidades ela deveria considerar, entre tantas outras coisas.

Isso não se encaixava no meu ponto de vista como contador, uma vez que não envolve operações de auditoria ou colocar números em uma planilha. Eles não ensinam esse tipo de coisa na universidade. No entanto, cerca de 25 anos depois de receber um diploma de Bacharel em Ciências Contábeis e cerca de 22 anos depois de ganhar o direito de me chamar de Contador, aqui estou eu, aconselhando um cliente sobre um assunto muito pessoal, nem um pouco relacionado a contabilidade. Mas como isso aconteceu? Em uma palavra: confiança.”




Michael S. Winslow, diretor-geral da RJ Pile, em Indianápolis, USA

Se você pudesse plantar uma semente hoje que fosse ajudar o seu escritório a crescer pelos próximos anos, você faria? Foi exatamente o que Michael Winslow fez há 10 anos, quando o setor contábil norte-americano era exatamente o que vemos hoje no Brasil.

Contadores e profissionais contábeis podem mostrar rapidamente aos seus clientes que são muito mais do que os meros contabilistas de impostos, fornecendo algo que todos os empresários querem e precisam: feedback. Fornecer feedback é uma maneira simples de oferecer serviços com valor agregado, capaz de estreitar seu relacionamento com o cliente e te ajudar a ser cada vez mais um consultor de negócios confiável.

Existem diversos perfis de empreendedores, mas uma coisa é comum entre todos eles: obter um feedback confiável para melhorar o seu negócio é um desafio constante que enfrentam. Isso acontece porque muitas vezes esses empresários tem se ocupado em “apagar os incêndios” e não sabem como evitá-los, pensar nas estratégias chega a ser algo utópico e uma realidade distante. No entanto, é apenas questão de personalidade. Outros empresários, por exemplo, são determinados e disciplinados. Focados em seus objetivos, sabem exatamente onde querem chegar, procurando feedbacks para confirmar suas ações ou avaliar os seus resultados.

Uma maneira dinâmica de fornecer feedback financeiro que seja útil, é utilizando um software que analisa o desempenho financeiro de seus clientes e fornece dados de referência para que eles possam acompanhar seu desempenho, como o ContaAzul para MPEs, por exemplo. Nada melhor do que aconselhar tendo em mãos dados reais e números concretos para criar credibilidade e confiabilidade.

Uma boa forma de começar a entregar um serviço de consultoria de negócios para o seu cliente é, simplesmente, apresentar um relatório personalizado de análise financeira antes de uma reunião para entregar declarações de impostos, por exemplo, ou para lidar com outros assuntos de rotina. O relatório pode conter sugestões de melhoraria dos investimentos, ou uma visão geral das principais métricas financeiras. A abordagem pode ser bem despretensiosa mesmo, com o intuito apenas de mostrar ao seu cliente que você se interessa pelo crescimento e desenvolvimento da empresa dele. A partir desse primeiro passo, você, Contador, terá mais abertura e confiança para prestar consultoria.

Ser visto como um consultor de negócios confiável, em vez de como um contador de imposto irá ajudá-lo a se tornar um diferencial em meio a sua concorrência, além de descobrir oportunidades para prestar serviços de consultoria que geram receita adicional para o seu escritório.

Certifique-se de que você está cumprindo esse papel ao oferecer uma analise financeira que ajude seus clientes a terem sucesso. Se você fizer isso, estará diferenciando seu escritório de outros que preferem competir em preço de honorário em vez de aderir a essa nova realidade do setor contábil.

Vinicius Roveda – Vinicius Roveda atua há 15 anos no mercado de tecnologia e internet. Possui formação em Ciências da Computação, MBA em Gestão Empresarial e especialização em Gestão de Produtos. É fundador e CEO da ContaAzul, fornecedora de software de gestão online para MPEs de todo o Brasil. A ContaAzul foi acelerada pela americana 500Startups e já recebeu aportes de diversos investidores mundiais desde 2009.

Matéria: http://contaazul.com/contabilidade/blog/contador-um-consultor-de-negocios-confiavel/

[useful_banner_manager banners=18 count=1]

Comente

Comentários