Contadores assumem papel de protagonismo com o recorde de abertura de negócios durante a pandemia

Grande parte das aberturas de novos negócios aconteceu justamente nesse contexto em que exigiu resiliência e alternativas para os empreendedores.

Ao contrário do que se supõe, mais empresas foram abertas durante a pandemia. O boletim anual do Mapa de Empresas, apresentado pelo Ministério da Economia, demonstra que o país rompeu a marca dos 20 milhões de negócios em funcionamento.

Grande parte das aberturas de novos negócios aconteceu justamente nesse contexto em que exigiu resiliência e alternativas para os empreendedores. E exigiu, também, o comprometimento e a qualidade técnica dos contadores. 

Esse enorme desafio, em que coube aos contadores traçar as estratégias, auxiliar na criação de novos negócios e atuar para manter o funcionamento das empresas, demonstrou o protagonismo da profissão e refletiu em reconhecimento por parte da sociedade. 

O contador exerce, acima de tudo, uma profissão histórica. Que lida com as expectativas acerca de um negócio ou de conquistas pessoais. Lida com o patrimônio das pessoas e das empresas. Somos nós, os contadores, quem também assumimos funções de compliance e controle.

E justamente por essa enorme responsabilidade intrínseca à profissão, a figura do contador remete ao combate à corrupção e à correta destinação de recursos públicos. 

E foi às vésperas da celebração ao Dia do Contador que o CRCRJ, representando todos os contadores do Estado do Rio, assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado, que posiciona o conselho como um importante ator no apoio ao bom uso dos recursos públicos. 

Não existe lado positivo no que vivemos nesses últimos anos com a pandemia do covid-19, mas nossa classe soube demonstrar a essencialidade dessa profissão.

Em meio à resoluções, auxílios empresariais e uma rotina um tanto instável, foram os contadores que deram suporte e segurança às empresas, apoiados em números e na correta interpretação desses dados. Mas, sobretudo, na entrega e dedicação característicos de uma profissão que se doa para fazer a diferença na vida de tantos. 

Este 22 de setembro, Dia do Contador, celebra a sua atuação daqueles que são também responsáveis para que esses 20 milhões de negócios – marca recorde, continuem em funcionamento.

E que, assim, tragam impacto positivo na vida de tantas pessoas. 

Por: Samir Nehme, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.