Ao citar a frase de Charles Dawin “não é o mais forte das espécies que sobrevive, nem o mais inteligente, mas sim o mais adaptável à mudança”, o especialista em prática de liderança e gestão Renato Grinberg falou sobre o novo papel do líder e dos profissionais diante deste cenário de grandes mudanças na palestra “Liderança e Gestão de Alto Impacto”.

Tecnologias como inteligência artificial, robotização, internet das coisas, computação nas nuvens e big data têm colocado em pauta a chamada Indústria 4.0 e transformando as formas de trabalho, de produção e consumo de bens e serviços. Para Grinberg, as atividades repetitivas e as intelectuais repetitivas serão substituídas pelas máquinas no futuro, um processo que já começou. “A grande habilidade que o ser humano deve ter é ser adaptável rapidamente às mudanças, ser flexível e, para isso, o começo de tudo é o autoconhecimento”, e acrescentou que é preciso mudar a maneira de oferecer um valor, ou produto ou um serviço para as pessoas.


IDEIA X REALIDADE

Grinberg destacou que a cada ideia de um profissional, há outras 700 iguais no mundo. “E por que poucas viram realidade enquanto a maioria fica no plano do desejo? Para o palestrante a chave está na gestão. “O planejamento e a execução bem feitos são o que viabilizam a concretização das ideias. Estatisticamente, entre dez, nove propostas vão falhar porque a execução foi malfeita. Portanto, é importante trabalhar forte nisso”, disse ele, ao enfatizar que a gestão e a liderança são fundamentais neste processo.

OPORTUNIDADE X VISÃO

“A oportunidade por si só não faz acontecer. É preciso pensar diferente”, disse Gringer, ao exemplificar com o caso de um grupo de empresários de sucesso do início do século passado que não soube avaliar seu próprio negócio com a chegada dos aviões. “Onde eles falharam?”, perguntou. “Não tiveram visão de futuro. Seu negócio não era o de ferrovias, mas o de transportes. Um empresário e um líder precisam saber o que as pessoas querem, antes até mesmo delas. Inovação por si só não serve para nada. É preciso focar no que importa”, acrescentou.

O especialista deu ainda a fórmula para resultados sustentáveis: RS = c*.d*.e*.r*.i*. Ou seja, a multiplicação de competência, dedicação, eficiência, resiliência e integridade. “Percebam que, como em qualquer equação de multiplicação, nenhum desses itens pode dar zero, pois dessa forma o resultado será zero”, ressaltou.

Por fim, Grinberg falou da importância da equipe. “Ninguém faz nada sozinho. Os sonhos e objetivos precisam ser compartilhados. Um bom líder deve passar confiança para a sua equipe, desafiando todos a se superarem, criando um ambiente de confiança que permita que todos possam errar, mas que ainda assim consigam atingir o objetivo final”.


Leia Também:

Empresários do segmento contábil se reuniram em Campos do Jordão de 12 a 14 de setembro

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.