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Contrato social de uma empresa: O que é e como elaborar?

Contrato social de uma empresa: O que é e como elaborar?

08/12/2020 às 10h48 Atualizada em 08/12/2020 às 13h48
Por: Wesley Carrijo
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Você já fez seu plano de negócio, reuniu documentos e pesquisou sobre todo o processo de abertura da sua empresa? Então, a próxima etapa é a elaboração do Contrato Social.

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Mas, diante da importância desse documento, já adianto que é necessário contar com a ajuda de um profissional especializado no assunto, que irá  supervisionar o trabalho e evitar erros que possam se tornar em problemas no futuro. 

Pensando nisso, preparamos esse artigo para te ajudar a entender melhor o que é o contrato social e como elaborar esse documento.

Então, confira! 

Contrato Social

Antes de tudo é preciso entender que o contrato social se trata de um documento onde constam todas as informações sobre a empresa, assim, como as regras e condições para se funcionamento.

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O documento traz ainda os direitos e as obrigações de cada proprietário da empresa, além do tipo de atividade exercida, localização da sede, função de cada sócio e outros detalhes administrativos.

Então, é o contrato social que irá estruturar seu empreendimento. 

Por isso, para a sua elaboração, é preciso observar as normas constitucionais e civis em vigor, além das regras que ressaltam as responsabilidades e cada sócio da empresa.

Por isso, vale lembrar ainda que se trata de um documento obrigatório  e pode ser utilizado para comprovação de informações, além de solucionar conflitos futuros. 

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Informações importantes

Para que você entenda como fazer seu contrato social, separamos as principais informações que você precisa reunir para desenvolver seu contrato social.

Dentre elas, estão:  

  • Qualificação dos sócios;
  • Atividades desenvolvidas; 
  • Tipo de empresa; 
  • Local da empresa; 
  • Sócios e administradores;
  • Pró-labore;
  • Regras (distribuição de lucros entrada de sócios, pedidos de empréstimos ou créditos, etc).

Como elaborar o Contrato Social?

Todas informações acima serão reunidas no contrato social da seguinte forma:

Preâmbulo - onde estará todas as informações sobre os sócios;

Capítulo 1 (Sede, Prazo e Denominação): estará as informações referentes à sede da empresa e o nome que recebeu; 

Capítulo 2 (Objeto Social): são informadas as atividades e a tributação de sua atividade;

Capítulo 3 (Capital Social): deve ser informado os valores do capital social e se existem acordos entre os sócios; 

Capítulo 4 (Administração da Empresa): deve constar a responsabilidade de cada um dos sócios e informações relacionadas ao responsável pela administração da empresa; 

Capítulo 5 (Assembleia Geral dos Sócios): será registrada como deve ser feita a assembleia da empresa; 

Capítulo 6 (Exercício Social, Distribuição de Lucros e Demonstrativos Financeiros):  geralmente o exercício social começa no dia 1º de janeiro e terminar no dia 31 de dezembro.

Mas os responsáveis podem especificar como ficará o exercício social de acordo com o tipo de atividade desenvolvida; 

Capítulo 7 (Continuidade da Sociedade): deve ser relatado como ficará a empresa em caso de falecimento de algum dos sócios e quem pode fazer parte caso venha a ocorrer; 

Capítulo 8 (Cotas e Distribuição): é hora de especificar as regras para as cotas e distribuição de lucros da empresa; 

Capítulo 9 (Transferência de Cotas e Cessão do Direito de Preferência): nesta etapa é necessário registrar informações sobre a transferência de cotas, pois, você deve sempre comunicar aos sócios antes de negociar suas contas com um terceiro;

Capítulo 10 (Condições de Retirada e/ou Exclusão de Sócio): é necessário estabelecer as condições que podem ser observadas caso seja necessário retirar um sócio da empresa;

Capítulo 11 (Soluções de Controvérsias): caso aconteça desentendimentos, também é necessário ter medidas que solucionem a questão.

Então relate essas regras no contrato da empresa; 

Capítulo 12 (Disposições Gerais): é costume informar que havendo acordo de voto, acordo entre os sócios ou de cotistas, eles serão superiores ao contrato social.

Essa medida é utilizada para evitar mais custos ao tornar públicos documentos que terão validade considerada superior ao contrato social. 

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Por Samara Arruda

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