O contrato social se trata de um documento que visa oficializar o início da vida de determinado negócio.

É ele quem estabelece o formato da sociedade empresarial, bem como, demais características do empreendimento.

O contrato social precisa dispor de toda a estrutura e normas que resultarão no funcionamento da empresa, além de apresentar dados essenciais como o objeto da sociedade, razão social, nome fantasia, quadro societário, endereço, qualificação de cada um dos sócios, entre diversas outras informações.

O que é a razão social?

A razão social de uma empresa, nada mais é do que o nome comercial atribuído ao CNPJ, pelo qual o empreendimento será conhecido diante do público geral.

Também é ele que será agregado a todos os tipos de documentos correspondentes à empresa, além disso, é o responsável foi formalizar a inscrição do estabelecimento diante da Junta Comercial ou o respectivo Cartório.

Em quais circunstâncias a alteração no contrato social deve ser informada?

Existem casos específicos em que a razão social de uma empresa está diretamente relacionada à atividade executada, tendo agregado ao nome, termos específicos como “Indústria” ou “Comércio”.

Portanto, se o objeto desta sociedade for alterado, o uso das referidas palavras na razão social não terá mais sentido algum.

Isso requer que a empresa faça uma alteração no contrato social no intuito de atualizar os dados.

Alteração no Contrato Social

É importante destacar que, esta ação passa por um longo processo através da Junta Comercial e/ou o Cartório competente ao registro da empresa.

Também estão inclusos no procedimento, os demais órgãos e departamentos vinculados à empresa, tais como, o CNPJ perante a Receita Federal, a Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda do Estado, entre outros.

Endereço do estabelecimento

O endereço comercial equivale ao espaço físico em que a empresa está situada, permitindo a sua localização pelos fornecedores, clientes e pelo Fisco.

A realizar a devida alteração de endereço, é preciso assegurar que a empresa possa exercer as referidas atividades no local.

Isso porque, algumas regiões estabelecem restrições quanto à atividade que será exercida, medida bastante comum no caso do setor industrial.

Diante do impasse, recomenda-se que haja uma pesquisa sobre a viabilidade do imóvel.

Tal qual a alteração da razão social, a mudança de endereço resulta em várias atualizações no contrato social.

Além disso, o responsável pela empresa também precisará atualizar o cadastro perante os órgãos e repartições competentes, requerendo também, o auxílio de um técnico especialista.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laura Alvarenga