CPF Irregular: Receita Federal lança atendimento pelo telegram

0

Estar com o seu CPF irregular (suspenso, cancelado ou nulo) pode gerar problemas no dia a dia de qualquer pessoa. Ter o documento nesta situação acarreta em uma série de consequências – e existem várias razões para um CPF (o cadastro de pessoa física) estar irregular.

Consequências do CPF irregular

Como o CPF é o cadastro dos brasileiros na Receita Federal, quem está com o CPF irregular não consegue seguir a vida normal.

Bancos e outras instituições financeiras, por exemplo, devem retirar de suas bases de clientes quaisquer pessoas que estejam com o CPF irregular.

Além disso, pessoas com o CPF irregular são impedidas de:

  1. Abrir ou movimentar contas bancárias (corrente, poupança ou digital);
  2. Pedir um empréstimo;
  3. Tirar passaporte;
  4. Participar de concursos públicos;
  5. Receber aposentadoria;
  6. Comprar ou vender imóveis;
  7. Fazer um financiamento;
  8. Receber prêmio de loteria (imagina finalmente ganhar e não poder receber?!).
CPF

Mas a partir de agora, quem precisa regularizar o CPF pode contar com um novo canal. A Receita Federal lançou um chat de atendimento via Telegram que oferece vários serviços relacionados ao CPF. Assim, é possível evitar que os cidadãos se desloquem até uma unidade de atendimento presencial, em especial durante a pandemia.

Atendimento via Telegram

Para solicitar o atendimento o interessado pode baixar o Telegram e acessar o canal “ReceitaFederalOficial”. Feito isso, se´ra necessário enviar uma mensagem e enviar os documentos e informações que lá forem solicitadas. Assim, a Receita poderá fazer uma análise do seu pedido, e por fim concluir o seu atendimento.

Para quem não sabe, o telegram é um aplicativo de trocas de mensagem, muito semelhante ao WhatsApp, que permite o envio de textos, vídeos, áudios e imagens, e está disponível tanto nas plataformas Android quanto iOS. O novo canal da Receita Federal se utiliza de chatabots, uma tecnologia de atendimento virtual que tem a função de simular uma conversa por meio de chat.

Serviços disponíveis pelo telegram

  • Atualizar ou alterar dados pessoais;
  • Regularizar CPF;
  • Pedir segunda via;
  • Consultar a situação cadastral;
  • Informação do número do CPF;
  • Consultar ausência de DIRPF (Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física).