CPF na nota aumenta o Score? Pra que serve?

Entenda pra que serve colocar o CPF na nota, quais os benefícios e se essa atitude realmente ajuda a aumentar o Score de Crédito

Uma dúvida muito comum que as pessoas tem é relacionado a possibilidade de pedir para colocar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), na nota.

Mas afinal de contas, pra que serve essa atitude? Muitas pessoas dizem que colocar o CPF na nota aumenta o Score, mas será que isso é verdade? E será que é só pra isso que serve a atitude?

Vamos entender a partir de agora pra que serve colocar o CPF na nota e se de fato tomar essa atitude durante a compra de algum produto realmente contribuí para aumentar a pontuação de crédito.

Pra que serve o CPF na nota?

A possibilidade do consumidor inserir o CPF na nota, foi uma medida criada pelos governos estaduais com o objetivo principal de controlar a cobrança de impostos, assim como evitar a sonegação fiscal.

Além disso, colocar o CPF na nota também acaba dificultando a circulação de notas frias.

Isso porque quando o consumidor pede que o CPF esteja na nota o lojista é obrigado a fazer sua emissão e consequentemente precisará pagar o imposto daquela compra.

Tendo em vista que, muitas vezes quando o CPF não está na nota, pode ser que o lojista tentando sonegar impostos não faça a emissão do mesmo, assim, não pagará o imposto necessário que deveria pagar por aquela compra.

Contudo, para que as pessoas se sintam incentivadas a colocar o CPF na nota, os governos estaduais trazem uma série de vantagens aos consumidores.

Dentre essas vantagens temos:

  • Resgate de valores ao acumular pontos colocando o CPF na nota;
  • Receber descontos para pagamento de IPVA e IPTU;
  • Participação em sorteios;
  • Realização de doação.

Vale lembrar que como que o programa é de responsabilidade dos estados, dessa maneira, nem todos os estados adotam essa medida ou ainda oferecem benefícios diferentes.

Para saber quais são as vantagens oferecidas pelo seu estado ao incluir o CPF na nota, o ideal é procurar informações junto a Secretaria de Fazenda do seu estado.

CPF na nota aumenta o Score?

Um mito muito comum compartilhado entre milhares de pessoas é acreditarem que incluir o CPF na nota pode contribuir com o aumento da pontuação do Score de Crédito.

Esse mito existe, pois, muitas pessoas acreditam que ao incluir o CPF na nota, os bancos e órgãos de proteção ao crédito vão identificar que o consumidor está realizando operações financeira e isso aumentará o score.

Contudo, isso não passa de um mito, tendo em vista que a própria Serasa e demais órgãos de proteção ao crédito informam que essa questão não é utilizada para calcular a pontuação do score de crédito.

Segundo a Serasa, o que é levado em consideração para o cálculo da pontuação do score de crédito são informações como o cadastro positivo, negativações, número de consultas ao CPF, quantidade de crédito solicitado, comprometimento de renda, atrasos em pagamentos dentre outras situações.

Comentários estão fechados.