CPF negativado bloqueia cartão de crédito?

O cliente que está com seu CPF negativado, passa a imagem de mal pagador, isso quer dizer que muito provavelmente não honrará com seus compromissos financeiros.

O Brasil passa por uma crise financeira que se intensificou com a pandemia da Covid-19. A renda de muitas famílias foi reduzida e em vários casos algumas contas deixaram de ser pagas. Esse fato fez com que vários nomes entrassem nas listas dos órgãos de proteção ao crédito e usar o cartão de crédito foi a solução encontrada por quem não consegue comprar a prazo. Será que o cartão de crédito de quem está negativado pode ser bloqueado?

Acompanhe o artigo e entenda mais sobre o assunto.

O que é nome sujo ou CPF negativado?

O CPF fica negativado quando o consumidor deixa de pagar suas dívidas no prazo determinado por seu credor. Nesse caso, o credor entra em contato com os órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC e Boa Vista) para que o nome desse cliente seja inserido nas listas de restrições. Esses órgãos alertam os consumidores que se a dívida não for quitada ou negociada, o CPF ficará negativado (nome sujo). 

Ter o nome nas listas dos órgãos de proteção ao crédito pode bloquear o cartão?

A resposta para essa pergunta é não. Ter o CPF negativado em qualquer órgão de proteção ao crédito (SPC, Serasa, Boa Vista) não bloqueia o cartão de forma imediata, mas isso pode acontecer dependendo das normas estabelecidas pela instituição financeira ou do banco.

Bloqueio do cartão para quem está negativado

Cada banco e instituição financeira possui suas regras internas e por isso podem bloquear o cartão de crédito do cliente que estiver com o nome sujo, mas para que isso ocorra é necessário que o consumidor receba uma notificação informando sobre o bloqueio do cartão.

Importante: O aviso deve estar acompanhado de uma explicação coerente.

Vale ressaltar, que os clientes que estiverem com o nome sujo estão sujeitos ao bloqueio do cartão de crédito, mesmo se estiverem em dia com a conta ou cartão. Nesse caso, o consumidor pode perder além do cartão, cheques e outras linhas de crédito.

Qual é o motivo do cartão de crédito ser bloqueado para quem está com CPF negativado?

Quando o cliente está com seu CPF negativado, passa a imagem de mal pagador, isso quer dizer que muito provavelmente não honrará com seus compromissos financeiros. 

Por esse motivo, o banco não tem o dever de manter o crédito para esse cliente, mas como mencionamos anteriormente, é uma obrigação do banco enviar um aviso prévio, antes de fazer o bloqueio. Assim o cliente pode efetuar o pagamento da dívida e tirar seu nome das listas dos órgãos de proteção ao crédito.

 Como fazer a consulta para saber se o CPF está negativado?

O Serasa e o Boa Vista disponibilizam sites para consulta do status do seu nome, de maneira gratuita, simples e rápida; basta realizar o cadastro.

O SPC também oferece sites e postos de atendimento presencial, mas nesses casos é preciso pagar uma taxa pelo serviço.

Comentários estão fechados.