CPF: veja como escapar de fraudes consultando serviços solicitados em seu nome

Golpistas e estelionatários estão se especializando na prática de golpes e crimes pela internet. Informações como o CPF são muito utilizadas por esse grupo infrator, saiba como se proteger.

Com o crescimento do uso da internet no Brasil, muitas pessoas passaram a usufruir de serviços por meio da rede online. Contudo, o crescente uso da internet possibilitou que os estelionatários adquirissem novas formas de enganar as pessoas a distância. 

Atualmente, as informações são valiosas. Saber o número do CPF de um indivíduo pode ser o suficiente para solicitar produtos e serviços em seu nome, por isso continue a leitura e saiba como se defender contra investidas como essas.

Conheça algumas dicas de segurança na internet

O Cadastro Nacional de Pessoas Físicas é utilizado por inúmeras instituições bancárias e financeiras para a liberação de serviços e produtos. Estar atento ao registro é fundamental para que este não seja utilizado por golpistas que pretendem solicitar coisas utilizando seu nome. 

Através desse número de registro os estelionatários podem obter endereços, nome completo e até mesmo nome de familiares. Com essas informações fica fácil conseguir emitir um cartão de crédito no nome da vítima de fraude. 

O órgão de proteção ao crédito, Boa Vista, oferece uma ferramenta capaz de investigar ações ilícitas como a mencionada anteriormente. Pelo Radar Pessoal, esse mecanismo oferece informações sobre pendências em aberto, as notificações emitidas pela ferramenta podem chegar via SMS e/ou e-mail. 

Dessa maneira, o requerente dos dados pode saber quais são as dívidas feitas utilizando seu nome. Além disso, é possível saber quais instituições consultaram seu CPF e se o seu nome está negativado em virtude de dívidas. 

Caso seja averiguada a existência de uma fatura ou serviço que não foi solicitado por você, procure a entidade emissora e registre um boletim de ocorrência, assim será possível requerer o cancelamento dos serviços e bloqueio de cartões indevidos. 

Veja como consultar cartões emitidos em seu CPF

Existe um mecanismo disponibilizado pelo Banco Central, denominado “Sistema Registrato”, por ele é possível obter informações a respeito de operações de câmbio, endividamentos e relacionamentos no Sistema Financeiro Nacional que utilizem seu CPF.

O Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) apresenta as instituições onde foram identificadas relações com o seu CPF. Por meio do mecanismo é fácil averiguar fraudes e golpes em seu nome. 

Acesse o Sistema Registrato do Banco Central, efetue o login e consulte as “dívidas inscritas no Cadin Federal”. É possível consultar chaves PIX, empréstimos e financiamentos, contas e relacionamentos com instituições bancárias, câmbio e transferências internacionais. 

Comentários estão fechados.