CRCSC informa: Sistema CFC/CRCs realiza 1º Exame de Suficiência de 2019

Provas serão aplicadas no dia 7 de julho, simultaneamente, em várias cidades de Santa Catarina e de outros estados do Brasil

No próximo domingo (7), será realizado o 1º Exame de Suficiência de 2019 para Bacharéis em Contabilidade e estudantes do último ano letivo dos cursos de Ciências Contábeis. As provas serão aplicadas em várias cidades brasileiras, simultaneamente, de 9h30min às 13h30min (horário oficial de Brasília-DF).

Segundo a vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Raquel de Cássia Souza Souto, o Exame de Suficiência possibilita o acesso à habilitação, mediante registro no Conselho Profissional, por meio de conhecimentos adquiridos com os conteúdos curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis. “A obtenção do registro profissional, na categoria Contador, é essencial para o exercício pleno da profissão”, enfatiza.

Em Santa Catarina, as provas objetivas serão realizadas, além de Florianópolis, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville e Lages. Conforme o Edital N.° 01/2019, na última quarta-feira, 26 de junho, a Consulplan – empresa especializada, contratada por meio de licitação, para a operacionalização das duas edições do Exame de Suficiência de 2019 – publicou a relação dos locais onde serão aplicadas a prova desta 1ª edição do Exame. Clique aqui para consultar.

A prova será de múltipla escolha, composta por 50 questões objetivas, constituídas por quatro opções (A, B, C e D), valendo um ponto cada. As questões abordarão as seguintes disciplinas: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Noções de Direito e Legislação Aplicada; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Normas Brasileira de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; e Língua Portuguesa Aplicada.

O gabarito preliminar da prova objetiva será publicado no dia 8 de julho. Serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem o mínimo de 25 pontos, que equivalem a 50% do total de questões. Já a segunda edição do Exame de Suficiência de 2019 está sinalizada para 27 de outubro.

Os inscritos podem consultar aqui o comprovante de inscrição e o local de aplicação das provas objetivas. É preciso informar o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF) para ter acesso às informações.

Outras informações estão disponíveis no site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Para acessar, clique aqui.

Serviço:

1º Exame de Suficiência de 2019 do Sistema CFC/CRCs

Aplicação de provas objetivas: 7 de julho de 2019, de 9h30 às 13h30 (Horário de Brasília-DF)

Gabarito preliminar: 8 de julho de 2019, no site consulplan.net

Resultado final: 40 dias depois da aplicação de provas