Como todo conceito, cultura digital pode conter diversas interpretações. A mais comum delas é que se trata da cultura nascida pela era digital, a partir dos anos 2000.

Com a chegada dos computadores essa cultura de massa se intensificou e hoje tudo o que aparece na internet tem um pouco do que é cultura digital.

Este tipo de tema busca, basicamente, integrar a realidade com o mundo virtual. Isso é tão importante nos dias atuais que ganhou grande espaço nas grades curriculares das escolas de todo o Brasil.

Pensando bem, parece óbvio que este assunto chegue nas escolas. Aliás, qual criança ou adolescente não possui um smartphone ou computador em casa? Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto tão atual?

Saiba mais sobre a cultura que tem sido inserida no meio digital

Quando falamos de Era Digital, logo associamos à internet e meios tecnológicos, certo? Logo, nada mais engajado neste tema do que o público jovem.

E este público alvo tem um motivo: as redes sociais, Facebook, Instagram, Whatsapp e Twitter são as principais ferramentas de disseminação da tão falada cultura digital.

Mas calma, em lojas online que fabricam bomba centrífuga, por exemplo, também pode haver uma presença massiva da cultura digital. Simples, só o fato de estar na internet e não fisicamente em alguma esquina de São Paulo já mostra o poder deste novo pensamento cultural.

Esse conceito cultural foi determinante para mudar a forma como as pessoas se comportam, principalmente pelo apelo emocional que induz ao imediatismo de respostas e informações.

Como saber que em determinado site há cultura digital?

Quando lembramos das primeiras formas de comunicação logo percebemos o quanto este segmento evoluiu. Das cartas enviadas por correio até o famoso whatsapp, fica nítido o quanto a forma de se comunicar evoluiu.

Mas o que isso significa? Simples, aqui há um exemplo claro de cultura digital. Abaixo, é possível conferir alguns outros exemplos de mecanismos que representam a cultura digital:

Blogs

Quem nunca entrou em algum blog para ler assuntos específicos como reciclagem de eletrônicosou até mesmocolher de dentina? Este tipo de meio de comunicação é um dos mais acessados do mundo por ser fácil, prático e sem nenhum restrição muito específica.

Os famosos memes

A internet é um espaço tão amplo que de um dia para outro podem ter sido criados diversos tipos de conteúdos. Um que ganhou destaque nos últimos anos foram os “memes”.

O termo nada mais é um vídeo, imagem ou trechos que se espalha na internet de forma instantânea e rápida. É, basicamente um conteúdo viral.

A cultura digital pode mudar ao longo dos anos

Assim como qualquer cultura, o tempo pode trazer elementos novos ou até mesmo apagar outros que já não faz tanto sentido assim.

Muito provavelmente você não conhecia nenhuma viral nos anos 2000. Assim como no início da internet no brasil, sites com imagens eram novidades e revolucionam a forma de se comunicar no Brasil.

A cultura digital é tudo aquilo que se modifica, que se inova e torna o monótono em algo diferente e dinâmico. Provavelmente agora você esteja interagindo com mecanismos da cultura digital sem nem mesmo saber.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Esse artigo foi escrito por Iago Martins, Criador de Conteúdo do Soluções Industriais.