O dono de uma empresa tem diversas preocupações e atribuições. Todos sonham em lucrar o máximo possível, mas para chegar lá é necessário conhecer o próprio nicho de atuação. Despesas e custos são dois termos que podem confundir. É fundamental saber a diferença entre eles, para aumentar a lucratividade e a segurança econômica.

O que são custos?

Os custos são os valores gastos com bens e serviços para que novos bens e serviços possam ser gerados. A matéria-prima utilizada na fabricação de um novo produto e a energia utilizada neste procedimento são dois bons exemplos de custos. O salário pago para os funcionários envolvidos na produção é outro fator que deve ser considerado parte dos custos.

O que são despesas?

As despesas são todos os gastos com bens e serviços ligados a manter as atividades em funcionamento numa empresa. Essa categoria abrange ainda todas as iniciativas e atividades que servem para atrair lucro, como salários dos funcionários, a compra dos materiais e divulgação da marca.

Qual a diferença entre custos e despesas?

A principal diferença entre eles é que os custos estão relacionados com o produto final de uma determinada empresa. Um bom modo para identificar o que é custo e o que é despesa é pensar sobre o gasto, a empresa seria afetada com o corte de um determinado serviço? Se a resposta for negativa, será uma despesa e se for positiva, então é custo.

Por que devo saber a diferença entre eles?

Saber a diferença entre custos e despesas permitirá que o gestor de uma empresa conheça bem as finanças. Dessa forma é possível calcular a margem de contribuição, definir o valor para a venda de tal produto e conferir as despesas na produção. As despesas são voltadas para áreas do negócio, enquanto os custos são os valores gastos para a produção.

Tipos de despesas

Existem as despesas fixas e as despesas variáveis. A primeira delas inclui, por exemplo, o aluguel e o salários dos funcionários. Já as variáveis seguem a produção mensal, o pagamento de comissão para os vendedores, a conta de energia elétrica e a aquisição de matéria-prima, que pode não ser sempre a mesma.

O conhecimento ajuda no faturamento

Quem sabe o que é custo e o que é despesa consegue estabelecer um preço justo para os produtos. Dessa forma não irá lucrar menos do que é o recomendado e não cobrará mais do que a média. O negócio sai ganhando com o conhecimento do gestor.

Aumente os lucros com a tributação correta

Agora que você já entendeu o que são custos e o que são despesas, é importante frisar que os lucros da empresa dependem ainda do regime de tributação e da forma como isto é feito. A Consulesp é uma empresa séria, que atua em diversos segmentos empresariais e tributários. Solicite um orçamento agora mesmo e ajude o seu negócio a crescer.

Fonte: Consulesp Contabilidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.