Site icon Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

DCTF Mensal: quem deve fazer essa declaração em outubro?

As empresas devem declarar o recolhimento de tributos por meio da transmissão da DCTF Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), ela é obrigação é que deve ser transmitida mensalmente.

Através da DCTF a Receita Federal verifica como foi feito o lançamento do crédito tributário e a qual forma foi utilizada para pagar esse crédito. 

A Instrução Normativa nº 2005/2021, regulamenta a apresentação dessa declaração, então os contribuintes devem estar atentos para evitar atrasos e erros. 

Acompanhe os próximos tópicos e aprenda mais sobre essa declaração que deve ser transmitida até dia 22/10 segundo a agenda tributária de outubro.

Quem está obrigado a entregar a DCTF?

Essa é uma declaração obrigatória para todas as empresas enquadradas nos regimes tributários do Lucro Presumido e Lucro Real.  A seguir vamos te apresentar está obrigado a entregar a DCTF este mês:

Quem não precisa entregar a DCTF?

A DCTF não é uma obrigação obrigatória para todas as empresas, a seguir nós vamos te mostrar quais empresas estão dispensadas de apresentar a DCTF:

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Sair da versão mobile