DCTFWeb 2022: Como enviar essa obrigação de empresa inativa?

Empresas se não forem encerradas tem obrigações a cumprir, se a sua empresa se encontra inativa, aprenda como enviar a DCTFWeb 2022.

Uma empresa que se encontra inativa ainda deve cumprir diversas obrigações, como a DCTFWeb, em 2022 é o momento de se regularizar, por isso, não deixe de cumprir as obrigações do seu empreendimento.

A DCTFWeb é uma declaração que se tornou obrigatória para muitos empreendimentos em 2021, e é uma das obrigações de uma empresa que se encontra em inatividade, deixar de enviar essa obrigação pode gerar multas e outras penalidades.

Para evitar punições para você e para o seu empreendimento, acompanhe os próximos tópicos deste artigo e aprenda como enviar a DCTFWeb 2022 para empresas inativas.

O que é uma empresa sem movimento?

Se a matriz e as filiais de uma empresa se encontrarem sem movimentação, a empresa está sem movimento, entretanto, se alguma filial ou a matriz apresentar movimentação, toda empresa é considerada com movimento.

Se a empresa permanecer sem movimento durante todo ano-calendário, ela é considerada inativa, porém, se houver uma movimentação durante o ano ela é considerada sem movimento, nos dois casos a DCTFWeb sem movimento deve ser enviada.

A empresa deve enviar a DCTFWeb sem movimento quando não tiver nenhuma informação para ser transmitida no eSocial, como os seguintes eventos:

  • S-1200: Remuneração do trabalhador;
  • S-1210: Pagamentos de Rendimentos do Trabalho;
  • S-1260: Comercialização da Produção Rural Pessoa Física;
  • S-1270: Contratação de Trabalhadores Avulsos Não Portuários;
  • S-1280: Informações Complementares aos Eventos Periódicos.

A empresa obrigada a enviar a DCTFWeb sem movimento também não apresenta informações para serem declaradas na EFD Reinf, como os seguintes eventos: 

R-2010: Retenções da contribuição previdenciária dos serviços tomados;

R-2020: Retenções da contribuição previdenciária dos serviços prestados;

R-2050: Comercialização do Produtor Rural PJ/ Agroindústria;

R- 2055: Aquisição de Produção Rural.

Quando enviar a DCTFWeb sem movimento?

Só vai existir a DCTFWeb Sem Movimento, se o eSocial e a EFD-Reinf forem “Sem Movimento”. Portanto, não pode haver movimentação durante o período para envio desta declaração.

A DCTFWeb Sem Movimento será enviada na primeira competência de ausência de fato gerador, após isso, somente em janeiro dos anos seguintes, se a empresa continuar sem movimento.

Todas as empresas que não apresentarem movimento durante todo ano-calendário são consideradas inativas e devem realizar a transmissão da DCTFWeb sem movimento, na frequência que citamos acima.

Todas as pessoas jurídicas que estejam sem movimento devem cumprir essa obrigação, menos os empregadores Pessoa Física, e o MEI (Microempreendedor Individual) que não possuir empregado, visto que o envio é facultativo.

Portanto, se atente às obrigações da sua empresa, mesmo que ela esteja sem movimento ou inativa, deixar de cumprir as obrigações de um empreendimento pode gerar punições para empresa e para os proprietários, faça o envio da DCTFWeb.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.