DCTFWeb: CFC envia ofício à Receita Federal solicitando alteração no prazo de entrega

Veja o ofício enviado à Receita Federal pelo CFC, solicitando mudança na data de entrega da DCTFWeb, por conta de instabilidade no sistema.

A vida de um contador tem muitas obrigações, e a data de entrega dessas obrigações influencia diretamente a rotina de um profissional contábil. E por conta de alguns problemas, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) solicitou mudanças da data de entrega da DCTFWeb.

A data de entrega de uma obrigação influencia diretamente a rotina de uma empresa, então, se algo está se atrapalhando uma empresa e a rotina dos profissionais de contabilidade, o CFC se envolve para tentar resolver o problema.

A data de entrega da DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) esse mês foi adiantada por conta do feriado dia 12.

Porém, por conta de instabilidades no sistema da DCTFWeb, o cumprimento dessa obrigação está apresentado problemas esse mês. Por esse motivo, o CFC solicitou à Receita Federal que houvesse mudança no prazo de entrega desta obrigação.

Motivos da solicitação do CFC

O CFC solicitou a prorrogação do prazo de entrega da DCTFWeb à Receita Federal. A solicitação ocorreu no dia 10/11, feita por meio do Ofício n.º 1.308/2021 CFC-Direx, o ofício foi assinado pelo presidente do CFC, Zulmir Breda. 

A solicitação informa que desde o primeiro dia do mês de novembro, o CFC vem recebendo uma excessiva quantidade de reclamações dos profissionais da contabilidade de todo Brasil, sobre instabilidades no Sistema DCTFWeb.

O cumprimento desta obrigação acessória foi antecipado para o dia 12 de novembro, por conta do feriado da Proclamação da República que acontece no dia 15 de novembro. 

A lentidão no sistema da DCTFWeb aliada com o pouco tempo para o envio da DCTFWeb, é o que está gerando muitas dificuldades para o cumprimento desta obrigação, por isso, o envio do ofício foi preciso.

Outros pontos do Ofício 

Outro ponto do ofício enviado foi a obrigatoriedade da transmissão da DCTFWeb pelas empresas do grupo 3 do cronograma de implantação do eSocial, que corresponde a todos que integram o Simples Nacional. 

Serão milhões de empresas que vão enviar a DCTFWeb pela primeira vez, e nesse caso, com uma menor quantidade de dias uteis que o habitual, por conta dos feriados de Finados (02/11) e da Proclamação da República (15/11).

O ofício enviado à Receita Federal do Brasil, para solicitar alteração no prazo de entrega da DCTFWeb ainda ressaltou a questão dos erros na classificação tributária, tema de um ofício enviado pelo CFC à Receita no dia 27/10/2021.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.