DCTFWeb: Receita Federal prorroga prazo de entrega desta obrigação

Após o CFC enviar um ofício solicitando a prorrogação do envio da DCTFWeb, a Receita Federal acatou o pedido.

Após o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) solicitar a prorrogação do envio da DCTFWeb, a Receita Federal acatou o pedido e realizou a prorrogação do prazo de envio desta declaração.

Como destacamos, o prazo de envio de uma declaração influencia diretamente na rotina das empresas e dos profissionais de contabilidade. E um prazo curto para o envio de declaração, aliado a uma instabilidade no sistema de envio atrapalham muito.

Após o pedido de prorrogação do prazo de envio da DCTFWeb que foi feito pelo CFC, a Receita Federal prorrogou o prazo de envio, do dia 12/11 para o dia 19/11. Se informe!

O pedido de prorrogação do prazo

Como falamos acima, uma instabilidade no sistema de envio de uma obrigação atrapalha muito a rotina de uma empresa e dos profissionais de contabilidade. E por conta de problemas no sistema de envio da DCTFWeb, o Portal e-CAC, muitos contadores fizeram reclamações.

Com a abundante quantidade de reclamações recebidas por conta de instabilidades no sistema de envio da DCTFWeb, o CFC enviou um ofício à Receita Federal no dia 10 de novembro pedindo a prorrogação do prazo de envio.

O pedido do CFC foi feito por meio do Ofício n.º 1.308/2021 CFC-Direx, o ofício foi assinado pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda.   

A prorrogação do prazo de envio

Com a Portaria RFB nº 82 de 11 de novembro de 2021, a Receita Federal prorrogou o prazo de entrega da DCTFWeb do período de apuração outubro de 2021, o prazo que antes era 12/11, foi alterado para o dia 19 de novembro. 

A prorrogação do prazo de envio da DCTFWeb foi motivada por instabilidades no Portal e-CAC, segundo a Receita Federal, as instabilidades foram causadas por acessos robotizados em larga escala. 

A Receita Federal informou que segue atuando para estabilizar o acesso ao Portal e-CAC

Concluindo

Essa prorrogação é uma ótima notícia para as empresas que estavam com pouco prazo para realizar o envio desta obrigação, a entrega da DCTFWeb seria feita no dia 12 de novembro e estava preocupando muito as empresas, por conta de dois feriados desse mês e uma instabilidade no sistema de envio desta declaração.

Mas, a prorrogação da entrega desta obrigação para o dia 19 de novembro, feita pela Receita Federal, por meio da Portaria RFB nº 82 de 11 de novembro de 2021, trouxe mais tranquilidade para as empresas e contadores de todo o Brasil que estavam preocupados com os problemas apresentados.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.