Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2022 começa nesta terça

A declaração do Imposto de Renda pré-preenchida foi ampliada este ano para mais pessoas

A Receita Federal do Brasil (RFB), trouxe uma novidade para a declaração do Imposto de Renda deste ano, sendo ela a declaração pré-preenchida que será ampliada para mais contribuintes, facilitando assim a entrega da obrigação este ano.

Até 2021, somente os contribuintes que tinham certificado digital tinham acesso à declaração pré-preenchida. Já a partir deste ano, o fisco também estará liberando a partir desta terça-feira (15), a declaração pré-preenchida para os cidadãos com contas níveis prata ou ouro no serviço gov.br.

Apesar de a declaração do Imposto de Renda ter começado semana passada (7 de março), a declaração pré-preenchida estará disponível a partir desta terça-feira (15 de março).

O que é a declaração de imposto pré-preenchida

A declaração pré-preenchida traz uma série de vantagens e facilidades no momento de preencher e enviar o formulário. Isso porque a declaração pré-preenchida utiliza os dados que já constam no e-CPF do contribuinte, além de informações relacionadas às declarações de anos anteriores.

Sendo assim, por meio da declaração pré-preenchida o contribuinte economiza tempo e trabalho de quem está obrigado a realizar a declaração.

Quais as vantagens da declaração pré-preenchida?

Como o próprio nome diz, a maior facilidade da declaração pré-preenchida é autoexplicativa, ter todos os dados completados na declaração de forma automática.

Ao realizar a declaração pela opção pré-preenchida, o contribuinte inicia com diversos campos já preenchidos com base nas informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais já recebidas pela Receita Federal por fontes pagadoras, instituições imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo.

No entanto, existe um ponto a se considerar. A responsabilidade pelas informações é do contribuinte que preenche o Imposto de Renda.

Sendo assim, independente das informações já preenchidas, o contribuinte deve conferir se os tópicos estão preenchidos corretamente, ou se há algum dado faltando, cabendo ao contribuinte completar.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Comentários estão fechados.