A resposta aqui é DEPENDE!

Quem pode pagar em atraso?


O Contribuinte Facultativo aquele que não trabalha, mas paga o INSS para garantir benefícios previdenciários como auxílio doença, pensão por morte e aposentadoria.

Quem contribui como facultativo pode pagar atrasado se a guia não estiver atrasada mais de 6 meses.

E se passar os 6 meses? Se passou 6 meses, você só pode contribuir em atraso se você exercia alguma atividade profissional que você possa comprovar. Este é o próximo caso…

O Contribuinte Individual (autônomo) é aquele que exerce atividade profissional remunerada por conta própria. Nestes casos, é possível pagar o INSS em atraso de qualquer época.

Mas, antes de emitir a GPS (guia da previdência social. Documento usado para recolhimento da obrigação tributária previdenciária, o famoso recolhimento de INSS), em atraso, você precisa saber se no seu caso existe a necessidade de comprovar o trabalho.

É necessário comprovar o trabalho quando:


O atraso é maior que 5 anos;

O atraso é menor que 5 anos, mas você nunca contribuiu para o INSS como contribuinte individual;

O atraso é menor que 5 anos, e você quer pagar em atraso para período anterior ao primeiro recolhimento em dia na categoria ou cadastro da atividade exercida na Previdência Social.

Importante: Existem casos em que não há necessidade de pagar em atraso, pelo simples fato de a responsabilidade não ser do contribuinte, ou mesmo pela impossibilidade do ato. FIQUE ATENTO!

Sempre que o segurado tiver dúvidas deve buscar um advogado capacitado para atuar com Previdência Social, a fim de planejar a melhor alternativa existente à consecução do seu benefício.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo por Maiara Gomes Costa. @gomesmaiaraa